Capa do boletim

Eleições no SINDSERV Santos vão até amanhã (05/03)

Mesmo tendo apenas uma chapa inscrita para a eleição de nosso sindicato, é de extrema importância que você vote nos nas eleições que acontecem até sexta-feira (05/03) às 21h.

São duas urnas fixas, uma na sede do sindicato (Av. Campos Sales, 106, Vila Nova) e outra no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste (R. Ministro Agamenon Magalhães, s/nº – Jardim Castelo). Além delas, outras 13 urnas estão percorrendo as unidades da Prefeitura onde há associados.

Faça a sua parte! PARTICIPE da eleição e convoque os colegas para o pleito! Mantenha seu sindicato na luta para avançar rumo a novas conquistas.

Veja quem são os servidores inscritos na CHAPA 1 (única chapa inscrita):

Alexandre Manetti, Oficial de Administração;
Andre Souza dos Anjos, Psicólogo;
Aurora Fernandez Rodriguez, Assistente Social;
Caroline Brandolezi Assunção Martines, Professora de Educação Básica II;
Cassio Raimundo Simões Canhoto, Assistente de Direção – Especialista I;
Clarissa Silva de Castilho, Psicóloga;
Claudia Maria Martins dos Santos, Auxiliar de Enfermagem;
Emanoel Julio de Lima, Técnico em Informática;
Fernando Silva de Jesus, Professor de Educação Básica II;
Flábia Faria da Costa e Silva, Professora Adjunta I;
Flávio Antônio Rodrigues Saraiva, Assistente Social;
João Nélio Magalhães, Agente de Combate às Endemias;
Letícia Branquinho Dorigan, Psicóloga;
Lourenço Henrique dos Santos, Motorista;
Luiz Francisco dos Santos, Operador Social;
Marcelo de Mattos, Guarda Municipal I;
Márcia Ester Caldas dos Santos, Psicóloga;
Maria Aparecida Barros de Andrade, Oficial de Administração;
Michel Leite Viana, Professor Adjunto II – Educação Física;
Mila Gurgel Filgueiras Borges, Oficial de Administração;
Míriam Adriana Joaquim Stopassoli Barazal, Professora de Educação Básica I;
Rosani Rodrigues Vieira, Psicóloga;
Rosimeire Lyra dos Santos, Oficial de Administração;
Teresa Cristina Borges de Campos, Agente de Zoonoses;
Viviane Ferreira da Silva, Professora Adjunta I;
Wagner Ferreira da Silva, Psicólogo.

CONSELHO FISCAL
Alcione de Araújo Simões, Operadora Social;
Elizabeth Galdino Mestre, Enfermeira;
Enaide José de Lima, Auxiliar de Enfermagem;
Isabel Cristina Eleutério Wallau, Enfermeira;
Última Aparecida Nunes de Mello, Auxiliar de Enfermagem;
Vilma Correa, Auxiliar de Enfermagem.

SÓ COM A SUA PARTICIPAÇÃO NAS LUTAS CONSEGUIREMOS NOS DEFENDER DOS ATAQUES DO GOVERNO MUNICIPAL E FEDERAL

Um sindicato não é nada sem a categoria mobilizada e unida. E as lutas que os servidores de Santos terão que fazer em 2021 e 2022 não são nada pequenas e exigirão comprometimento de CADA UM dos servidores, veja:

TERCEIRIZAÇÕES AUMENTARAM MUITO

Em 2020, Paulo Alexandre se aproveitou da pandemia para acelerar ainda mais sua política de terceirização. Em janeiro do ano passado éramos 12.015 servidores, agora somos apenas 11.257. Isso mostra na prática o que significa as terceirizações.

Gráfico mostra como o número total de servidores vem despencando desde 2015

O PSDB está trocando postos de servidores concursados por empresas terceirizadas. E isso está acontecendo em todas as secretarias. A manobra cria enormes currais eleitorais e burla o concurso público. Não houve nenhum impeditivo na Lei para convocar os aprovados dos concursos públicos já realizados.

E o Rogério Santos já demonstrou que vai continuar com a política de terceirizações. Já destinou quase toda a Educação Especial para as empresas privadas. Só não entregou tudo por conta da aguerrida luta das professoras e mães/pais de alunos.

As terceirizações afetam diretamente os servidores atuais. A pressão aumenta, o assédio moral vem junto, e vai faltar cada vez menos dinheiro para reajustar os salários. Fora que, com menos servidores concursados, teremos menos força para lutar pelos reajustes.

Outra grave consequência das terceirizações é sentida nas nossas autarquias. Não é à toa que nossa CAPEP não consegue ampliar sua rede conveniada, não consegue expandir para as demais cidades da região ou agilizar os procedimentos. Para o IPREV o risco é tão sério quanto, pois quem paga as aposentadorias são os servidores que estão na ativa. Quanto menor o número de servidores, mais chance de faltar dinheiro para pagar as aposentadorias.

REFORMA ADMINISTRATIVA DO BOLSONARO

A Reforma Administrativa (PEC 32/2020) vem para quebrar o serviço público. Ela generaliza as terceirizações incluindo nos princípios da Administração Pública (Art. 37 da Constituição Federal) a “subsidiariedade”. Essa palavra estranha quer dizer que as atividades deverão ser PRIORITARIAMENTE feitas pelo setor privado. Apenas se a iniciativa privada não tiver interesse que a administração pública fará a atividade.

Além disso, a PEC inclui no Art. 37 que “os Municípios poderão firmar instrumentos de cooperação com órgãos e entidades, públicos e privados, para a execução de serviços públicos, inclusive com o compartilhamento de estrutura física e a utilização de recursos humanos de particulares”. A intenção é assegurar as terceirizações com as OSs (Organizações Sociais) em TODOS os serviços públicos.

Além disso, a Reforma PROÍBE quase todo tipo de novo direito que ainda não foi conquistado em Lei para os ATUAIS ou futuros servidores. E TODOS os direitos já conquistados em Lei podem ser EXTINTOS. Isso significa que os servidores não conseguirão conquistar mais quase nenhuma melhoria no Plano de Carreiras, ou novo direito justo, ou redução de jornada sem redução salarial etc. Só poderão lutar por melhoria salarial uma vez por ano e para defender os direitos já conquistados.

Os futuros servidores entrarão por diferentes Regimes Jurídicos e perderão estabilidade, direitos e garantias. Isso vai enfraquecer muito as poucas lutas que os servidores conseguirão realizar. Sem os mais novos no mesmo barco, vão sobrar poucos lutadores, sem força para pressionar.

Por mais esse motivo, em 2021 temos que nos unir nacionalmente para lutar contra mais esse ataque do governo Bolsonaro!

CAMPANHA SALARIAL DE 2022

Ficamos 2020 e 2021 sem reajuste salarial. Em 2020 Paulo Alexandre usou o Coronavírus como desculpa. Em 2021 também não teremos reajuste porque o ex-prefeito aceitou que Bolsonaro e Paulo Guedes colocassem a “granada no bolso” dos servidores em troca de verba federal (Lei Complementar Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020).

Em 2022 os servidores precisarão arregaçar as mangas e ir pra luta para arrancar tudo o que a inflação comeu do nossos salários e recuperar tudo o que perdemos nesses 2 anos.