SINDSERV fará a devolução do Imposto Sindical

Esse ano, a devolução do Imposto Sindical será feita na própria sede do sindicato (Av. Campos Sales, 106), das 9h às 20h30 e em diversos dias, são eles: 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10 e 11 de junho. Programe-se, pois não haverá novas datas (exceto com apresentação de atestado comprovando internação hospitalar em todos os dias estipulados para a devolução).

Atenção também para não esquecer de trazer documento de identificação com foto e o holerite de março desse ano. Somente o próprio servidor poderá retirar seu cheque.

A devolução desse imposto é um antigo compromisso da diretoria do SINDSERV Santos com os servidores e pouquíssimos sindicatos no país o fazem. O sindicato faz questão de devolver esse dinheiro, pois foi retirado do trabalhador de forma compulsória, ou seja, sem o consentimento dele. Temos orgulho de manter todos os custos do sindicato exclusivamente do dinheiro dos associados, feito de forma voluntária pelos servidores que acreditam na importância de manter a entidade, o instrumento de luta e organização da nossa categoria.

O que é o Imposto Sindical?
É o desconto correspondente a um dia de trabalho, feito todo ano no mês de março. 60% dele é repassado para o sindicato, 15% é dividido entre as Federações, 10% entre as Centrais Sindicais, 5% vai para as Confederações e 10% fica com o Ministério do Trabalho.

Foi criado pelo ex-presidente Getúlio Vargas com o objetivo de atrelar os sindicatos aos governos e patrões. Deu certo para grande parte dos sindicatos que passaram a acreditar na conciliação de classes. Esses sindicatos que caíram no canto da sereia se auto denominavam de "sindicalismo de resultado", mas a prática mostrou (e ainda mostra) que o resultado é só para o patrão.

Esse imposto sempre serviu para que esses sindicatos, centrais e federações pelegas mantivessem suas portas abertas mesmo quase sem ter sócios, tudo às custas de montanhas de dinheiro "garfado" dos trabalhadores.

Dúvidas frequentes:

Aposentados têm direito à devolução?
Não. A Prefeitura faz o desconto somente aos trabalhadores da ativa. Ou seja, não foi descontado nada do aposentado para que o sindicato devolva.

O sindicato vai devolver 100% do Imposto?
Não, o sindicato irá devolver os 60% que o governo lhe repassou. Não temos como devolver o dinheiro que foi encaminhado para as Federações, Centrais Sindicais, Confederações e Ministério do Trabalho.

O SINDSERV irá beneficiar quem também não é sócio?
Atualmente, na Prefeitura de Santos, quem não é sócio de nenhum dos sindicato não é descontado. Portanto, não tem nada para ser devolvido.

Quem, além de ser do SINDSERV, é sócio de outro sindicato e foi descontado dois dias de trabalho, receberá de volta duas vezes?
Não, assim como nas dúvidas anteriores, o SINDSERV só pode devolver a sua parte. Não tem como devolver um dinheiro que foi para outro sindicato. Encaminhe o pedido ao outro sindicato no qual você é filiado.

Trabalho na Prefeitura de Santos, mas não passei por concurso público e nem fui contratado, recebo chequinhos todo mês, tenho direito?
Não. No seu caso (muito comum na Prefeitura de Santos) o governo não descontou o Imposto Sindical do teu cheque. Na verdade, de forma totalmente ilegal, o governo não paga imposto nenhum na sua "contratação", sonegação de impostos que prejudica toda a sociedade (veja mais aqui).

Ainda não sou filiado ao SINDSERV, sou de um "sindicato" que negocia tudo sem nem comunicar os sócios, dá tempo de trocar de sindicato?
Sim, sempre é tempo para se filiar e, coletivamente, ajudar na luta por melhores condições de trabalho e salário digno! Porém, infelizmente não dá pra receber a devolução do Imposto Sindical desse ano, pois o dinheiro já foi embolsado pelo seu atual sindicato e, pelo comportamento que você relatou, provavelmente não irá querer te devolver.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.