Ratos são vistos nos corredores de UPAs terceirizadas do Rio

Ratos são vistos nos corredores de UPAs terceirizadas do Rio

ratosupa

 

Quando dissemos que ao serem entregues às Organizações Sociais (OSs) as unidades de saúde públicas estão na verdade sendo entregues a ratos, muitas vezes não se trata apenas de figura de linguagem.

Nas UPAs do Rio de Janeiro, por exemplo, podemos dizer que a terceirização gera a infestação das instalações com dois tipos de ratos. Há os usurpadores do dinheiro público – estes são os diretores das OSs e Oscips, que tratam saúde como mercadoria –  e há os pequenos mamíferos roedores, que se alimentam da sujeira dos ambientes onde falta higiene e sobra o lixo.

Reportagem do Bom Dia Rio e do G1 desta segunda (27/6), mostraram o retrato do abandono. nas unidades terceirizadas, onde os profissionais da limpeza não estão recebendo salários e deixaram de trabalhar.

Na UPA de Campo Grande, profissionais da saúde têm feito a limpeza com as próprias mãos. Nas unidades de Botafogo, na Zona Sul do Rio, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, há ratos passando pelos corredores. As UPAs de Queimados e Santa Cruz, na Zona Oeste, também estão em péssimas condições.

ratos_upa2

Conforme a reportagem, há unidades de nível 3, que são as de maior porte, com 15 leitos, que fazem mais de 300 atendimentos diários, que funcionam com apenas dois enfermeiros.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os repasses para as Organizações Sociais (OSs) que administram as UPAs estão sendo realizados e as OSs têm que manter como prioridade o pagamentos dos funcionários e a manutenção dos serviços.

O que explicaria então tanta podridão nos corredores e consultórios onde seres humanos deveriam ser atendidos com dignidade?

Veja aqui as imagens impressionantes:

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.