PS da ZN de Santos está sucateado há anos. Por que será?

PS da ZN de Santos está sucateado há anos. Por que será?

nada-mudou-no-ps-zn

Desde a última sexta-feira (26) as imagens de uma verdadeira cachoeira caindo do teto de uma das salas do PS da Zona Noroeste de Santos têm indignado santistas. O caso foi tema de reportagem dos principais jornais locais depois que o vídeo se espalhou no Facebook.

Veja o vídeo aqui.

Não é de hoje que a unidade vem sendo paulatinamente sucateada. O Jornal A Tribuna também mostrou que o mesmo problema de infiltração de água da chuva inundou salas em março do ano passado.

A primeira pergunta que se impõe é: Por que o Governo de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) não assegura as mínimas condições de funcionamento desta e de outras unidades de saúde em Santos?

Nós já sabemos a resposta e temos mostrado ao longo dos últimos anos nas matérias e artigos do Ataque aos Cofres Públicos. O lema desta administração é o mesmo de sempre. Sucatear para privatizar/terceirizar.

Assim como aconteceu com o antigo PS Central, o PS da ZN está sendo despedaçado aos poucos porque o serviço será entregue para uma empresa. Isso mesmo. Uma UPA novinha naquela área vai ser inaugurada e gerenciada por uma organização social, tal qual a UPA Central que, em tese, substituiu o PS Central e foi entregue para a Fundação do ABC.

Uma segunda pergunta se apresenta: O serviço na unidade da Vila Mathias, apesar de mais caro, melhorou? A realidade já trata de responder. NÃO. O atendimento é péssimo, a estrutura é ruim. Agora com o nome de Hospital de Pequeno Porte, o antigo PS Central continua funcionando para dar retaguarda à nova UPA em condições ainda mais precárias.

Muito dinheiro está sendo transferido para as OSs e demais empresas que terceirizam serviços em Santos e as unidades que atuam de forma direta, com servidores concursados, passaram a ficar ainda mais à míngua.

O mesmo processo está em pleno desenvolvimento na urgência e emergência da Zona Noroeste e também na Zona Leste.

Ainda há tempo para barrar mais esse ataque e impedir que mais empresas predadoras do SUS entrem na rede municipal de saúde para lucrar com dinheiro que todos nós pagamos em impostos.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.