Erro e omissão na UPA Central de Santos são denunciados na Câmara

Erro e omissão na UPA Central de Santos são denunciados na Câmara

upacheia

Um requerimento legislativo encaminhado pela vereadora Telma de Santos (PT) para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) expõe o grau de amadorismo no serviço terceirizado da UPA Central de Santos. A unidade, que é terceirizada para a organização social ficha suja Fundação do ABC, substitui o antigo PS Central.

O caso relatado pela vereadora aponta pelos menos duas falhas graves que causaram impacto na saúde de um paciente. O rapaz sofreu um acidente de moto no último dia 11 e foi encaminhado para a UPA com a clavícula quebrada. O atendimento deixou muito a desejar. A unidade deveria ter encaminhado e agendado o paciente para exames pré-operatórios no hoje Hospital de Pequeno Porte, onde ficava o antigo PS Central. Os exames são realizados sempre às terças-feiras. O rapaz foi até o local na data marcada (15/10) e lá teve a surpresa de saber que seu nome não estava na lista de agendamentos. A UPA não fez o encaminhamento.

E além do rapaz ter que esperar mais uma semana para passar pelo exame, ele e a mãe relataram que a imobilização ortopédica foi feita de forma errada. O jovem passou a ter muitas dores e voltou na unidade. Foi quando ficou sabendo que o procedimento ortopédico estava inadequado.

Abaixo o requerimento:

requerimento_upa

Quando inaugurou a UPA Central, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o secretário de Saúde, Fábio Ferraz, disseram aos quatro ventos que o atendimento seria mais humanizado e o serviço se tornaria uma referência na Urgência e Emergência, pelo modelo de gestão inovador. A tal gestão compartilha, que nós chamamos pelo nome correto de terceirização, mostra diariamente que ambos faltaram com a verdade.

A UPA Central hoje é referência de ineficiência, baixa resolutividade e descaso com os munícipes que dependem do SUS.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.