COM HOSPITAIS PRIVADOS DE SANTOS ÀS VÉSPERAS DO COLAPSO, VAGAS SUS VÃO SOCORRER QUEM TEM PLANO

COM HOSPITAIS PRIVADOS DE SANTOS ÀS VÉSPERAS DO COLAPSO, VAGAS SUS VÃO SOCORRER QUEM TEM PLANO

Sindserv 28 anos (240)

defendaSUS

O Jornal A Tribuna de Santos desta quinta-feira (7) traz em sua manchete um exemplo bem significativo do quanto toda a população depende do SUS e, portanto, deve defendê-lo dos projetos que visam seu desmonte e terceirização/privatização.

De acordo com o jornal, as unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais privados de Santos estão na iminência de entrar em colapso em questão de poucos dias. O número de pessoas infectadas por Covid-19 continua aumentando na região e as pessoas que têm planos de saúde precisarão recorrer à rede pública.

Veja o que diz a reportagem do jornalista Maurício Martins.

A informação foi destacada nesta quarta-feira (6), pelo secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, durante reunião sobre a plataforma Monitoramento Santos Covid-19 que divulga estatísticas sobre a doença.

Nesta quarta, o índice de ocupação de leitos de UTI nos hospitais particulares da cidade era 83,5%, contra 60% das unidades públicas (do município e do Estado). “Muito provavelmente teremos o esgotamento da rede privada. Talvez não em muito tempo e isso nos preocupa. Fatalmente as pessoas da saúde suplementar se farão valer da saúde pública”, ressalta Ferraz.

Do total de casos, quase um terço precisou de internação: 31,2%. Os sintomas mais comuns relatos pelos pacientes chegam no pronto-socorro são tosse (23,2%), febre (20,9%) e desconforto respiratório (13%).

Por que defender o SUS?

O SUS vem sendo alvo de todo o tipo de ataque. Em nível federal, a PEC do teto de gastos (Emenda Constitucional 95, que entrou em vigor no Governo Michel Temer e foi mantida por Jair Bolsonaro) reduziu os investimentos em saúde pública em R$ 20 bilhões. Ao mesmo tempo, os governos estaduais e municipais aprofundam a entrega sas gestões de serviços diversos de saúde a empresas criminosas, intituladas como organizações sociais (OSs), protagonistas de escândalos de corrupção em todo o território nacional.

Mesmo assim, o SUS e os servidores que nele atuam sem condições ideais de trabalho seguem salvando vidas. Agora fica ainda mais nítida a importância de lutar por esse que é um dos maiores sistemas de saúde público do mundo.

Mesmo em tempos anteriores à pandemia, quem tem plano de saúde também depende do SUS ainda que não tenha noção disso. É o SUS que atende as emergências pelo SAMU, fiscaliza a qualidade da água e estabelecimentos de alimentação através da Vigilância Sanitária, vacina toda a população, proporciona acesso à remédios de alto custo etc. Só no SUS tem transplante de órgãos, hemodiálise, tratamento de tuberculose, HIV entre outros serviços extremamente essenciais e estratégicos.

Em Santos a política de saúde segue em risco. Este ano, o Governo de Paulo Alexandre destinou 25% de todo o orçamento da Saúde para pagar as OSs por contas de contratos milionários. As reclamações dos usuários perante a piora dos serviços de urgência e emergência são ignoradas pelo governo e pelos vereadores que aprovaram a Lei das OSs em 2014 e agora nada fazem para garantir a qualidade no atendimento.

Ajude a defender o SUS! Saúde não é Mercadoria! O SUS é um direto de todos os brasileiros.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.