A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta terça-feira (20) uma operação para apurar possíveis fraudes em licitações da saúde pública em Ubatuba.
Ao todos, são cumpridos 14 mandados de buscas e apreensões expedidos pela Justiça Federal de Caraguatatuba, com manifestação favorável do Ministério Público Federal.
Quatro dos mandados citados são cumpridos em Ubatuba e os demais, em outras cidades do estado de São Paulo como São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, São Paulo, Tabani, Barretos, São João da Boa Vista e no estado do Rio de Janeiro, Angra dos Reis.
As investigações tiveram início em janeiro e apontam para fraudes na contratação da Organização Social que administra a saúde pública, o Instituto de Apoio a Políticas Públicas (IAPP).
Foram identificadas também, fraudes na gestão realizada pelo Instituto na compra de materiais, contratação de prestadores de serviços, entre outras, que inclusive dizem respeito a itens destinados ao enfrentamento da covid-19.
Segundo a PF, os investigados são pessoas que têm relação com o IAPP, o então Secretário de saúde Pública de Ubatuba e um médico prestador de serviços para a Santa Casa da cidade. Eles serão intimados a prestarem esclarecimentos na Polícia Federal de São Sebastião.
O que diz a prefeitura
A prefeitura afirma que a investigação é referente ao período de gestão da ex-prefeita Flávia Pascoal (PL), cassada por irregularidades na compra de pães para merenda escolar.
Segundo o município, os policiais recolheram documentos e realizaram ações simultâneas na Secretaria de Saúde e na residência dos envolvidos.
A prefeitura acrescenta que colabora com a Polícia Federal e está de portas abertas para fornecer os documentos necessários para o andamento do processo.