CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

AGORA? VEREADOR DEFENSOR DA TERCEIRIZAÇÃO E DAS OSs ENVIA REQUERIMENTOS SOBRE FALHAS NO ATENDIMENTO NAS UPAS

maranhao - 2023-12-13T164838.517
O vereador Ademir Pestana (PSDB, 6º Mandato), foi um dos maiores defensores da terceirização dos Prontos Socorros, hoje transformados em UPA e geridos por organizações sociais (OSs). Também apoiou a entrega do Hospital dos Estivadores a uma OS.

Hoje, tanto as UPAs quanto o Hospital vivem em meio às notícias negativas com denúncias envolvendo negligência, mau atendimento, precarização, reprovação de contas e até falta de transparência no uso do dinheiro do SUS.

De vez em quando, usando todo o talento teatral que os seis mandatos lhe deram, o vereador tem a cara de pau de apresentar requerimentos ao Prefeito questionando sobre problemas no funcionamento das UPAs.

Foi o caso do último dia 28/11, em que ele relata o caso de um usuário da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Leste, que procurou seu gabinete por conta de uma situação inusitada experienciada no equipamento. De acordo com o requerimento, o paciente “reportou-se à UPA para fazer um exame rotineiro, porém os resultados do referido exame ficariam prontos horas mais tarde. O usuário retirou-se do local, para retornar posteriormente, a fim de obter os resultados. Para surpresa teve que abrir novo procedimento e quando chegou a sua vez, os resultados ainda não estavam disponíveis. Foram abertos 3 procedimentos de triagem para uma mesma situação”.

Pestana sabe que esse tipo de procedimento em termos de fiscalização e nada é a mesma coisa. Em 2020, no entanto, também enviou perguntas ao Executivo após sair na imprensa a espera de 10 horas por atendimento enfrentada por crianças na UPA da Zona Noroeste. Nos anos anteriores ele também enviou ofício perguntando as razões da demora excessiva para efetuar simples radiografias na UPA Central.

Comprovando que tais ações são só para os reclamantes pensarem que ele faz alguma coisa, em 2021, durante audiência pública sobre as contas da Saúde, o vereador disse que “as OS foram muito criticadas mas estão cumprindo um importante papel no município”. O então presidente da Comissão de Finanças e Orçamento ainda agradeceu e elogiou o desempenho e o trabalho técnico da equipe da Secretaria de Saúde.

Já que Pestana é bom em envios de requerimentos, queremos saber quando ele vai: 1) requerer que a Prefeitura retome a gestão das unidades; 2) cobrar o reconhecimento do fiasco financeiro e social que a terceirização da saúde provocou em Santos.

 

VEREADORES DE SANTOS, PARA QUEM ELES TRABALHAM?