CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS
QUANTIDADE E A QUALIDADE DOS PROJETOS DA CÂMARA DE SANTOS SOFREM QUEDA EM 2024
No próximo dia 4 a Câmara de Santos retorna do recesso com os 21 vereadores eleitos no ano passado para a nova legislatura. Antes do novo ciclo começar é bom lembrar do último.
De acordo com dados do sistema da própria Câmara Municipal, a quantidade de projetos apresentados por vereadores de Santos caiu nos últimos anos legislativos. Em 2022 foram registrados 522 projetos, incluindo projetos de lei (PLs), projetos de lei complementar (PLCs), projetos de resolução, projetos de decreto legislativo, projetos de emenda à lei orgânica do município.
No ano seguinte, o número aumentou para 608 e, em 2024, caiu drasticamente para 446. A redução da produtividade em 27% foi acompanhada de menor qualidade das proposituras.
Isso porque, em 2023, identificamos que 17,5% (107) dos trabalhos foram sobre entrega de medalhas e títulos a personalidades, placas de homenagens a empresas, criação de datas comemorativas no Calendário Municipal e declarações de utilidade pública a entidades.
No ano seguinte esse percentual aumentou para 21%, ou seja, 93 trabalhos do total de 446 projetos tiveram o mesmo objetivo cosmético.
Como será agora em 2025, quando oito das 21 cadeiras da Câmara de Santos estão renovadas?
Os novos nomes do Legislativo são Renata Bravo (PSD), o médico Marcos Caseiro (PT), o servidor público Rui de Rosis Junior (PL), o comerciante Allison Sales (PL), e Marcelo Téo. Também foram eleitos o suplente Rafael Pasquarelli (União), o bispo Maurício Campos (Republicanos) e o suplente Chita (PL). A mudança é maior que a alcançada em 2020, quando seis novos vereadores foram escolhidos.
Além disso, alguns dos vereadores reeleitos vão ocupar secretarias no Executivo, como Fabrício Cardoso (Podemos) e Bruno Orlandi (PSD). Assim, mais dois nomes novos se integram como suplentes: Cláudia Alonso (Podemos) e Adriano Catapreta (PSD), este último já conhecido no Castelinho.
Qual a sua opinião sobre o novo ciclo no Legislativo. Os projetos virão em maior quantidade e melhor qualidade?
VEREADORES DE SANTOS, PARA QUEM ELES TRABALHAM?