CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

LAMENTÁVEL !!! VEJA QUEM SÃO OS VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA O PROJETO QUE LIMITA O TEMPO DE ESPERA PARA EXAMES E CONSULTAS EM SANTOS

E se a gente te disser a Câmara de Santos, a tal Casa do Povo, onde são ouvidos muitos discursos sobre a necessidade de melhorar os serviços de saúde à população, DECIDIU ARQUIVAR UM PROJETO DE LEI QUE VISAVA LIMITAR O TEMPO DE ESPERA PARA REALIZAÇÃO DE CONSULTAS, EXAMES E PROCEDIMENTOS?

Pois acredite: por um placar de 9 a 6, a maioria dos vereadores se posicionou contra o PL 102/2025, que tinha por objetivo “estabelecer o tempo máximo de espera inicial para exames, terapias, procedimentos e consultas médicas especializadas”.

Veja abaixo os prazos máximos que a proposta, arquivada na sessão desta quinta (14), previa:

• Exames laboratoriais de análises clínicas: até 5 dias úteis.
• Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime
ambulatorial: até 10 dias úteis.
• Serviços de diagnóstico por imagem e atendimento em regime
ambulatorial: até 30 dias úteis.
• Serviços de diagnóstico por imagem e atendimento em regime hospitalar:
até 30 dias úteis.
• Procedimentos de alta complexidade e cirurgias eletivas: até 60 dias
úteis.
• Consultas médicas especializadas em regime ambulatorial: até 60 dias
úteis

Alegando que o projeto era inconstitucional, os aliados do prefeito Rogério Santos (Republicanos) no Legislativo honraram seu papel de marionetes do Governo e trataram de votar contrariamente.

Veja quem são:

Adriano Catapreta (PSD, 1º Mandato)
Cacá Teixeira (PSDB, 5º Mandato)
Chita Menezes (PSB, 1º Mandato)
Cláudia Alonso (PODE, 1º Mandato)
Lincoln Reis (PODE, 3º Mandato)
Marcelo Téo (PP, 1º Mandato)
Paulo Miyasiro (Republicanos, 2º Mandato)
Rafael Pasquarelli (União, 1º Mandato)
Zequinha Teixeira (PP, 4º Mandato)

Como se pode ver, até mesmo um médico votou contra o projeto: Adriano Catapreta (PSD, 1º Mandato), ex-secretário de Saúde.

Estes nove vereadores que adotaram a postura lamentável e irresponsável são os mesmos que vivem criando datas de conscientização para prevenção e/ou diagnóstico precoce de doenças no calendário oficial do Município. Como a população pode se prevenir e se tratar precocemente se atualmente a fila de espera para uma simples consulta pode ultrapassar um ano, dependendo da especialidade? Há casos de dois anos de espera para realização de exames e procedimentos.

A espera por uma consulta com oncologista chega a 8 meses, conforme relato do vereador autor do projeto, Dr. Marcos Caseiro (PT, 1º Mandato).

Além disso, a Central de Agendamento pelo 0800 simplesmente não funciona! Uma enxurrada de denúncias na imprensa e na própria Câmara tem mostrado essa inoperância desde que o sistema de marcação de consulta foi criado.

As UPAs, terceirizadas para empresas denominadas como organizações sociais (OSs) levam milhões do orçamento da Saúde Municipal e não resolvem as enfermidades.  Nestas três unidades de urgência e emergência o atendimento superficial, ineficiente e os funcionários trabalham de forma precarizada. Já os diretores ganham altos salários e os empresários donos das OSs lucram alto às custas de sofrimento de quem depende do SUS.

Alguns números da Cidade que a cada ano bate recorde de arrecadação e de descaso com os usuários e servidores:

Recursos Financeiros:
R$ 5,5 bilhões de orçamento total em 2025
R$ 1,02 bilhão de orçamento da Saúde em 2025

Tempo de espera para consultas, segundo a própria Secretaria de Saúde, conforme resposta a um requerimento da vereadora Débora Camilo (PSOL, 2º Mandato):
Cardiologista 237 – dias
Cirurgia vascular – 723 dias
Pneumologista infantil – 733
Cirurgião Pediátrico – 258
Neurologista infantil – 728 dias
Neurologista adulto – 736
Oftalmologista – 736
Ortopedista – 723
Reumatologista – 763
Urologista – 323

A Saúde e a dignidade das pessoas não são uma prioridade para a gestão municipal de Santos. E a maior parte dos parlamentares simplesmente lava as mãos.

VEREADORES APOIADORES DO GOVERNO, PARA QUEM ELES TRABALHAM?

PREFEITO ROGÉRIO SANTOS, A FAVOR DE QUEM GOVERNA?