CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS
VERGONHA SANTISTA: PROJETO QUE VISA DAR TÍTULO DE CIDADÃ EMÉRITA PARA ROSANA VALLE, DEPUTADA QUE VOTOU FAVORAVELMENTE À PEC DA BANDIDAGEM, SERÁ VOTADO AMANHÃ (TERÇA, 21/9)
A palavra “emérito”, no dicionário, significa: “alguém que se destacou em atividade profissional, ciência, arte etc., ou que é de notório saber ou competência”.
Já a palavra “cidadão” é explicada como “indivíduo pertencente a um Estado livre, no gozo dos seus direitos civis e políticos, e sujeito a todas as obrigações inerentes a essa condição”.
Por fim, “honraria” quer dizer “dignidade, distinção, honras” e também “Graça que nobilita”.
Agora uma pergunta: a deputada Rosana Valle, que está sendo indicada pelo vereador Sérgio Santana (PL, 5º Mandato) para receber o título de Cidadã Emérita de Santos, uma honraria concedida pela Câmara de Santos com direito a solenidade custeada com recursos públicos, merece esse tipo de honraria?
Apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por vários crimes, entre eles tentativa de Golpe do Estado, e portanto, de tentar acabar com o Estado Livre, a deputada também votou a favor da PEC da Bandidagem ou Blindagem.
Como tem sido fartamente noticiado, essa PEC também chamada de PEC da Impunidade ou PEC das Prerrogativas, blinda deputados, senadores e presidentes de partido de serem investigados, julgados e condenados sem autorização prévia do Congresso. Na prática, concede salvo-conduto para que sigam cometendo crimes sem punição.
Além disso, Rosana Valle também votou a favor da tramitação em regime de urgência da PEC da Anistia, que tenta absolver todos os envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro, inclusive suas lideranças, entre elas Bolsonaro.
Pois bem, depois de toda essa resposta da população nas ruas de todo o Brasil dizendo que não aceitam esses dois absurdos, o vereador Sérgio Santana insiste em homenagear Rosana Valle. E o projeto foi pautado para esta terça, 23/9.
Mostramos na semana passada que o vereador tentou pautar o projeto de homenagem pelo artigo 24, dispositivo do Regimento Interno da Câmara que acelera a tramitação das matérias urgentes. Santana não conseguiu e discursou contra os colegas que não assinaram o requerimento para pautação acelerada.
É muita cara de pau!
Abaixo e na imagem que ilustra esse artigo está a lista dos vereadores que assinaram a favor da homenagem. Vale destacar que quando os parlamentares assinaram, as PECs da Bandidagem e da Anistia ainda não estavam no debate público. Porém, o histórico da deputada que votou contra os trabalhadores e contra as minorias em vários momentos já era bastante conhecido.
Em 2024, a parlamentar votou CONTRA a TAXAÇÃO DAS GRANDES FORTUNAS. Em 2023, ela votou FAVORAVELMENTE ao MARCO TEMPORAL e CONTRA os POVOS ORIGINÁRIOS. Outro posicionamento lamentável ocorreu em 2019: ela disse SIM para a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, que fez a aposentadoria ficar mais longe e com valor menor para os mais pobres.
Veja os 12 vereadores que assinaram a favor da homenagem à deputada Rosana Valle:
ADILSON DOS SANTOS JUNIOR
ALLISON SALES FARIAS
CARLOS TEIXEIRA FILHO
EDIVALDO FERNANDES MENEZES
FÁBIO DUARTE
JOSE TEIXEIRA FILHO
MARCOS MONTANI CASEIRO
MAURÍCIO CESAR CAMPOS SILVA
RAFAEL PASQUARELLI MATTOS
RUI SERGIO GOMES DE ROSIS JUNIOR
SERGIO CALDAS SANTANA (Autor)
CLAUDIA REGINA ALONSO ELIAS PERES