Em Mato Grosso a luta contra a privatização da saúde vai ganhar reforço de peso nesse Carnaval. É o bloco XÔ OSS, construído em meio às lutas pró SUS e contra a implantação de Organizações Sociais de Saúde (OSS).
O desfile do bloco será no domingo de Carnaval, dia 7 de fevereiro, com concentração a partir das 14 horas, na Praça Dom Wunibaldo, na Chapada dos Guimarães.
Desde de 2013, o bloco vai para a rua com foliões formados por grupos de trabalhadores da saúde, sindicalistas, estudantes e usuários do SUS.
Enquanto as OSS e os políticos “sambam” com o dinheiro do povo, a luta para denunciar os ataques ao SUS continua em evolução, com nota 10 no quesito disposição.
Segundo as entidades que organizam o bloco, entre elas o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso, no estado a privatização da saúde está cse aprofundando ano a ano.
Os problemas causados pelas OSs foram amplamente discutidos no período eleitoral. Os principais candidatos se colocaram contra as OSs. O governador Pedro Taques que também afirmou ser contra o modelo antes de ser eleito. O discurso mudou após assumir o cargo. Anunciou a privatização da farmácia de auto custo e a continuidade das OSs nos hospitais regionais.
Confira aqui um resumo do que a população tem sofrido no estado, na entrevista da presidente do Sindimed-MT, Eliana Siqueira.
E aqui, para inspirar foliões militantes da saúde de todo o Brasil, confira a marchinha criada em 2013 do Bloco XÔ OSS.