Logo_NOSSA CAPEP (alpha invert)

#eudefendoa

Kátia Inês

Recepcionista Bilíngue

"Usei muito a CAPEP e sempre fui muito bem tratada. "

Leonardo Barros Rodrigues

Dependente da CAPEP

"A CAPEP é muito importante e não pode acabar. A terceirização é a pior coisa que existe no mundo."

Yara Esteves Peres

Agente Cutural

O único plano de saúde que eu conheço é a CAPEP e todas as vezes que precisei ser atendida recorri a CAPEP.

Alessandro Dias

Auxiliar de Serviços Gerais

Tudo leva a crer que a ideia do nosso prefeito é precarizar varios setores em todos os sentidos  para contar com o apoio ilusório da população que a tercirização é a melhor saída"

Porque defender a NOSSA CAPEP!

A NOSSA CAPEP Saúde é um patrimônio dos servidores, existe desde 1911. Não é a toa que defendemos essa entidade, ela é fundamental na vida dos funcionários da Prefeitura de Santos. Mesmo se você não precisa dela hoje, pode precisar mais pra frente.

Por isso, é preciso fortalecer a NOSSA CAPEP, compare abaixo:

A NOSSA CAPEP não é uma empresa, seu único objetivo é atender seus associados. Nos PLANOS PRIVADOS o objetivo é sempre o lucro e isso explica a dificuldade para a autorização de exames e procedimentos. .
A NOSSA CAPEP custeia procedimentos de alta complexidade sempre que for essa a indicação médica. Isso inclui aplicação de medicamentos, exames e tratamentos de alto custo. Os PLANOS PRIVADOS dificilmente cobrem os procedimentos mais caros e, se o fazem, é depois de muita burocracia.
A NOSSA CAPEP não prevê carência. No dia seguinte de seu ingresso na Prefeitura o servidor já tem direito a utilizar todos os serviços e atendimentos. Os PLANOS PRIVADOS impõem carências e uma série de restrições para pacientes com doenças pré-existentes.
A NOSSA CAPEP tem um sistema de custeio solidário, por isso, além das mensalidades serem mais baixas, elas não aumentam com o avanço da idade dos seus associados. Os contribuintes têm descontos que variam de acordo com os salários e a Prefeitura também contribui. Os PLANOS PRIVADOS funcionam com sistema perverso. Não importa quanto tempo os usuários pagaram sem utilizar os serviços. Quanto mais os pacientes envelhecem e precisam do atendimento, mais cresce o valor das mensalidades.
A NOSSA CAPEP melhorou bastante nos últimos anos após a adoção de uma gestão mais transparente em razão da constante vigilância da categoria junto ao SINDSERV. Os PLANOS PRIVADOS são campeões em queixas nos órgão de defesa dos consumidores e nem é preciso dizer que não há transparência alguma.

#eudefendoa

Marilda Cabral de Souza

Auxiliar de Serviços Gerais

"Se a prefeitura repassasse o que é da CAPEP, nós hoje não estaríamos passando por isso. Isso é um descaso."

Veruska Moura

Professora

"Não sou a favor que a CAPEP seja terceirizada. Existem pessoas que devido seu piso salarial não vão conseguir ppagar um plano de saude. A CAPEP é um direito do Servidor."

Idney Perobelli

Guarda Municipal

"Quem deve é a prefeitura por que o funcionário é descontado em folha. Tem que por lá(Presidência da CAPEP) um funcionário de carreira, escolhido pelo servidor."

Eu defendo a NOSSA CAPEP! O que posso fazer?
5 ações para DEFENDER nossa NOSSA CAPEP na prática!

1 - Comparecer na atividades

Vira e mexe somos obrigados a nos mobilizar em defesa da NOSSA CAPEP. Se você acredita na sua importância e a quer manter viva, É PRECISO PARTICIPAR! Sempre que é preciso o sindicato avisa toda a categoria, fique atento e PARTICIPE!

reuniao_trabalhadores_frente_capep_pb

2 - Explicar aos colegas

Muitos de nossos colegas servidores caem nas conversinhas fiadas contra a NOSSA CAPEP. Você que está mais informado tem a obrigação de não deixar os colegas caírem nessa armadilha.
Os políticos (prefeitos, vereadores,...) têm suas campanhas eleitorais pagas pelos planos de saúde. Não é à toa que eles têm interesse em enfraquecer NOSSA CAPEP.
Por isso vivem tentando plantar ideias anti-CAPEP na categoria. Não podemos deixar que esses valores pró-plano de saúde se proliferem entre os servidores.

ATO-AUDIENCIA-CAPEP-01Sitepb

3 - Acompanhar as Prestações de contas

De quatro em quatro meses, a NOSSA CAPEP faz uma audiência pública onde apresenta todas as contas do período. Os trabalhadores precisam estar presentes para saber como está a saúde financeira da NOSSA CAPEP. Também é o espaço ideal para tirar todas as dúvidas, cobrar respostas e, caso necessário, protestar para que a voz dos usuários seja ouvida.

IMG_8110rpb

4 - Usar o Conselho Administrativo

Ao se deparar com algum problema (descredenciamento, não autorização de algum procedimento...) muitos servidores recorrem diretamente à Justiça. Isso gera um alto custo para a nossa NOSSA CAPEP e ainda retarda a resolução do problema.
Antes de ir para a Justiça, nós devemos usar o Conselho Administrativo. O sindicato tem 2 membros nesse Conselho, um Titular e outro Suplente.
Teve algum problema? Entre em contato conosco e vamos tentar resolver juntos!

IMG_0604-R700pb

5 - Lutar nas Campanhas Salariais

Parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas tem sim. Por 3 motivos:

1) A nossa contribuição financeira para a NOSSA CAPEP é uma porcentagem do nosso salário. Se esse salário não acompanha a inflação, o caixa da NOSSA CAPEP também reduz. A contribuição do governo também é uma porcentagem de todo o que é investido nos salários dos servidores. Ou seja, se saímos derrotados e nossos salários foram corroídos pela inflação em 10%, por exemplo, a NOSSA CAPEP também perde 10% de arrecadação para a inflação e terá que reduzir 10% do atendimento.

2) Um dos itens da nossa pauta de reivindicações é o aumento da contribuição do governo com a NOSSA CAPEP. Atualmente essa contribuição está em 4%. Nas últimas Campanhas temos reivindicado mais 1,5% para chegar em 5,5%.

3) Outra reivindicação que levamos nas Campanhas Salariais é que os servidores possam ter participação concreta na escolha do presidente da NOSSA CAPEP. Hoje quem escolhe é exclusivamente o prefeito, sem nem escutar ninguém. Isso é muito grave! Já tivemos, por exemplo, presidente que tentou entregar a gestão da NOSSA CAPEP para uma empresa privada. Os servidores tiveram que ocupar a NOSSA CAPEP, interrompendo a licitação, para impedir a terceirização.

#eudefendoa

José Pereira da Silva

Auxiliar de Enfermagem

"Eu defendo a CAPEP. Todos aqueles elementos que estão atrapalhando a administração da CAPEP, tem que sair. Não importa quem seja."

José Severino Vicente da Silva

Morista

"Não sou a favor que a CAPEP seja terceirizada. Existem pessoas que devido seu piso salarial não vão conseguir ppagar um plano de saude. A CAPEP é um direito do Servidor."

Elisabete Simoes da Cunha

Aposentada

"O Prefeito tem que cuidar da saúde do trabalhador, não querer acabar com o convênio."

#eudefendoaNOSSACAPEP

Está enfrentando algum problema com a NOSSA CAPEP?
Tem alguma dúvida?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

O sindicato tem 2 membros no Conselho Administrativo, um Titular e outro Suplente. Estamos aqui para ajudar. Podemos esclarecer dúvidas rapidamente ou resolver problemas levando a questão para a reunião do Conselho.

Primeiro Nome

A NOSSA CAPEP encerrou o 2º quadrimestre de 2022 com uma DÍVIDA total com prestradores de saúde no valor de

R$
youtube-video-thumbnail

A nossa luta em defesa da NOSSA CAPEP

NOSSA CAPEP: TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TEA DEVE SEGUIR REGRAS

04/25/2024

Foi publicada no Diário Oficial do Município uma portaria que regulamenta e padroniza as regras para ingresso e acompanhamento para a Nossa Capep de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo da Portaria 07/2024 é adequar o atendimento à demanda crescente de casos de TEA e garantir parâmetros mais objetivos para aferir o…

Leia Mais

Obesidade é tema de encontros da Capep em parceria com a Unifesp

04/11/2024

Capep-Saúde, em parceria com a Unifesp, está realizando um ciclo de encontros sobre prevenção à obesidade. O segundo encontro será nesta sexta, 12 de abril, das 10h às 12h, no auditório do Paço Municipal de Santos. O tema é Repercussões Psicossociais da Obesidade e Cuidados em Saúde Integral, com Jéssica Paiva Ribeiro, psicóloga e co-gestora…

Leia Mais
Ato em defesa da NOSSA CAPEP dia 28/10 (sábado), a partir das 10h da manhã, no Emissário Submarino.

No Dia dos Servidores vamos à rua defender NOSSA CAPEP

10/27/2023

Convocamos todos os servidores para mais uma atividade em defesa de NOSSA CAPEP. No Dia dos Servidores Públicos (28/10, sábado), a partir das 10h da manhã, estaremos no Emissário Submarino dialogando com a população sobre os riscos que corre NOSSA CAPEP. Celebramos a data renovando nosso compromisso com a luta pela NOSSA CAPEP. Se ficarmos…

Leia Mais

Audiência Pública: “CAPEP em risco significa: servidores desassistidos, mais desemprego e pressão sobre o SUS”

08/21/2023

25/08/2023 (SEXTA-FEIRA) 19h na Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 01 – Vila Nova) Colega servidora, servidor, você sabe que a CAPEP está passando por problemas financeiros? O que ela arrecada por ano não é o suficiente para pagar os tratamentos, internações, consultas, exames etc. Temos propostas para resolver o problema, mas o…

Leia Mais

Programa de Atenção à Saúde do Mutuário da Capep-Saúde

08/21/2023

O Programa de Atenção à Saúde do Mutuário (PAS) da Capep-Saúde em parceria com a Universidade Santa Cecília e o curso de Fisioterapia vão atender os mutuários 60+. Os alunos de Fisioterapia da Unisanta realizarão orientações preventivas, atividades psicomotoras, incluindo alongamento, aquecimento, exercícios de consciência corporal e equilíbrio, noção de tempo e espaço, coordenação motora…

Leia Mais
Logo "Nossa CAPEP"

A Campanha Salarial 2023 e a NOSSA CAPEP

02/02/2023

Uma das pautas prioritárias dessa Campanha Salarial foi sumariamente IGNORADA na primeira proposta do governo. A NOSSA CAPEP está passando por um momento financeiro bem delicado e o governo nem tocou no assunto. São mais de R$ 2 milhões no vermelho TODO MÊS. O segundo quadrimestre de 2022 encerrou com uma dívida de R$ 8…

Leia Mais
frame do vídeo eu defendo a capep

Eu defendo a NOSSA CAPEP!

01/12/2023

Olá servidor. Essa semana estamos lançando uma campanha de valorização para a NOSSA CAPEP! Para tanto estaremos passando nos locais de trabalho da Prefeitura de Santos para deixar material informativo sobre o movimento de defesa à NOSSA CAPEP que estamos criando na categoria: www.nossacapep.com.br Esse movimento tem como objetivo defender a NOSSA CAPEP e isso…

Leia Mais
Aviso capep

Atenção mutuários da CAPEP que possuem dependentes

08/12/2022

Para quem não sabe, é possível continuar como dependente na CAPEP mesmo após completar 18 anos caso esteja estudando em curso técnico ou faculdade. Para isso, é preciso que o dependente, de 18 a 24 anos e 11 meses, renove a inscrição até o dia 31 de agosto. Para essa renovação, basta enviar a matrícula…

Leia Mais
Charge: A CAPEP Saúde está em uma sala e o médico diz: "Seus exames revelam falta de pagamento do governo e tentativa de terceirização"

CAPEP: “queimaram” os documentos da época do Eustázio

05/13/2022

Foi essa a fala final da atual presidenta da autarquia, Gilvânia Alvares, na Audiência Pública de Prestação de Contas realizada no dia 27/04: “Qualquer informação a mais é só pedir. (…) De 2018 pra cá nós temos tudo arquivado, mas pra trás não temos porque queimaram”. Mais que isso: nessa mesma audiência o ex-Secretário de…

Leia Mais
Ilustração adaptada do Laerte com várias pessoas penduradas em um trapézio tentando ir pro próximo trapézio que está pela metade e uma seta diz "Nova CAPEP"

MUDAR A CAPEP: PARA QUEM?

01/05/2022

O governo pediu e a presidente da autarquia, Gilvânia Alvares, entregou um estudo para equilibrar as contas da CAPEP. O problema é que o estudo já está recheado de propostas, inclusive formatado em um Projeto de Lei. Propostas essas que, na prática, irão arruinar a CAPEP a médio prazo e que não foram discutidas com…

Leia Mais

DEFENDER A CAPEP É TAREFA DE TODOS OS SERVIDORES

12/14/2020

Em audiência pública realizada segunda-feira passada (7/12), na Câmara de Santos, a presidente da CAPEP, Gilvânia Karla Nunes Beltrão Alvares, respondeu aos questionamentos dos servidores sobre a saúde financeira da autarquia e descartou a possibilidade de transformá-la em uma espécie de plano de saúde corporativo comandado por empresa privada. Ela afirmou que não há estudos…

Leia Mais

Renúncia a jeton na Capep

11/26/2020
Leia Mais