Conselho de Cultura resiste contra projeto de OSs do Governo de Santos

Conselho de Cultura resiste contra projeto de OSs do Governo de Santos

concultsite

Seguindo sua estratégia de entregar os serviços públicos a empresas via contratos com Organizações Sociais (OSs), o Governo de Santos fez a sua primeira investida na área da Cultura.

Ao contrário do que ocorreu na área da Saúde, o controle social venceu a primeira batalha e se recusou a deliberar a autorização para que a Prefeitura firme contrato com OS para a gestão de três centros municipais de cultura.

Na última segunda-feira (14), o Governo, por meio do secretário de Cultura Fábio Alexandre Nunes, o Fabião, esteve na reunião do Conselho Municipal de Cultura (Concult) para convencer os conselheiros a darem a autorização do órgão para a celebração de parceria que implica em terceirização da cultura santista.

Mobilizados, os artistas e membros da sociedade civil com cadeiras no Concult disseram não ao entreguismo. Com isso, a votação foi adiada.  “Em 10 anos, esta é a primeira vez que a sociedade civil fez a diferença no Concult”, diz o artista de rua Caio Martinez Pacheco.

O entendimento da plenária foi de que dar um aval para a parceria com as OSs é como assinar um cheque em branco, já que não foram apresentadas informações de quaisquer natureza sobre as pretensões da pasta, dados financeiros sobre o modelo de gestão, condições do edital etc.

A reunião contou com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (Sindserv), Flávio Saraiva, do vice-presidente, Cássio Canhoto, e do diretor sindical Alexandre Manetti. Os sindicalistas foram convidados pelo Conselho para falar dos prejuízos que tal política de terceirização / privatização vem causando na Baixada Santista e no Brasil.

concultflaviosite

No próximo domingo, dia 21, o Ataque aos Cofres Públicos publica uma matéria com mais detalhes sobre a estratégia do Governo de Paulo Alexandre (PSDB) para empurrar goela abaixo –  como fez na área da Saúde – a terceirização da Cultura.

Reunião

Com a derrota do Governo na última reunião do Concult, a discussão sobre o modelo de gestão dos futuros centros municipais da Vila Progresso, Morro da Penha e Vila Nova foi pautada para o dia 21 de março, às 18h30, no Museu da Imagem e do Som (Av. Pinheiro Machado, 48).

É importante novamente a presença de todos os conselheiros que entendem a ameaça que as OSs representam para uma cultura pulsante e autônoma na cidade de Santos. É necessária a participação de todos da classe artística que não querem ver as futuras oficinas culturais funcionando como mais um cabide de empregos a aprofundar o curral eleitoral que já existe na cidade.

Os equipamentos devem ser inaugurados ainda neste semestre.

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.