CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

vereadores-santos-logo

Campanha eleitoral já começou na Câmara

Vereador banha

Ano que vem tem eleições e o clima da corrida eleitoral à Prefeitura de Santos já está no ar há algum tempo na Câmara. São sutis os subterfúgios dos pré-candidatos para elevar a projeção junto a potenciais redutos catalisadores de votos.

Vejamos o caso de Antônio Carlos Banha Joaquim (5º Mandato), cujo nome já está oficializado como opção do MDB. O vereador acaba de ser alvo de uma homenagem da Banda Regimental da Polícia Militar. Com direito a notícia no site e nas redes sociais da Câmara.

“O parlamentar recebeu o certificado, durante solenidade de gala, realizada na manhã, desta sexta-feira (4/10), na sede da unidade militar, na Ponta da Praia, ocasião em que foram comemorados também o 225º aniversário do patrono da Polícia Militar – Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar”, diz a notícia.

O texto, redigido pela assessoria de comunicação do vereador ainda arremata que ele ficou muito emocionado com a honraria. “Sinto-me lisonjeado com a honraria e reitero meus votos de satisfação em colaborar com a Banda Regimental de Música do CPI-6 que é uma referência não só na cidade mas no País, pela excelência de seu qualificado grupo de músicos que embala e anima a comunidade desenvolvendo o espírito cívico e patriótico”, declara banha no release publicado pelo portal do Legislativo.

Segundo a divulgação, o evento reuniu autoridades civis e militares, entre as quais os comandantes do Policiamento do Interior 6 e o interino do 6º Batalhão da Polícia Militar do Interior, respectivamente, o coronel Rogério Silva Pedro e o Major César Augusto Sampaio Terra, além do Capitão dos Portos de SP, Daniel Américo Rosa Menezes.

Troca de homenagens

Quando criticamos a grande quantidade de homenagens, entrega de medalhas, títulos e outras perfumarias solenes usando a estrutura do Poder Legislativo não se trata de perseguição nem exagero. Criticamos porque sabemos que esse tipo de atividade é ao mesmo tempo autopromoção dos autores das homenagens e adulação para os setores e personalidades de interesse dos mesmos.

Fomos pesquisar e descobrimos que Banha agradou recentemente a Banda Militar, a mesma que agora o afaga. Foi no dia 18 de setembro, 15 dias antes de ele ser o homenageado do grupo musical militar.

Em requerimento, o vereador pediu à Mesa Diretora que fosse cedido o Plenário Oswaldo De Rosis com serviços de café, som, imagem e convites para realização de uma sessão solene. No requerimento o vereador disse que, em caso de deliberação da Presidência da Câmara, poderia concordar que as despesas advindas da sessão fossem ressarcidas.

print_homenagem_banha2

 

print_homenagem_banha1

Blindagem

O clima de palanque eleitoral no Castelinho também se expressa de outras formas. Um exemplo foi a sessão do último dia 14, quando o vereador Lincoln Reis (PR, 1º Mandato) resolveu criticar os problemas na saúde municipal, como o serviço de agendamento de consultas pelo 0800, que não funciona, além da precarização das unidades de saúde nos Morros.

Para quem não sabe, o secretario de Saúde Fábio Ferraz é um dos nomes cotados para ser a indicação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa na eleição de 2020. Bastou algumas palavras em tom mais crítico aos serviços de Saúde e a equipe de blindagem da imagem de Ferraz entrou em campo com tudo. “Me surpreende ver o vereador Lincoln fazendo esse discurso”, disse Augusto Duarte (PSDB, 1º Mandato).

E prosseguiu: ”Quero parabenizar o secretário de Saúde (…) isso que o vereador Lincoln está dizendo não é verdade. Não dá para dizer que o secretário Ferraz foi um péssimo secretário. Ele foi um ótimo secretário de Gestão e hoje tem mostrado a sua eficiência na Secretaria de Saúde”, defendeu o tucano.

Veterano do mesmo partido, Ademir Pestana (PSDB, 4º Mandato) engrossou o coro dos advogados de Ferraz. “O secretário tem procurando fazer o melhor para a nossa cidade. Estão aí as policlínicas, as UPAs, o Hospital dos Estivadores. Nunca se investiu tanto na Saúde como agora. Com certeza o secretário e o prefeito querem o melhor para a cidade. Isso eu acompanho e posso afirmar. Falhas existem e nós temos que ser compreensivos e fiscalizar. O vereador Lincoln exagera um pouco, mas vereador tem que exagerar mesmo para ser ouvido”.

Nenhum deles ficou vermelho. Vereadores de Santos, para quem eles trabalham?

Vereadores de Santos

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.