Terceirizado, AME de Santos não fornece remédio nem com determinação judicial

Terceirizado, AME de Santos não fornece remédio nem com determinação judicial

imagem184-jpg

ame-sem-remedio-site

Uma reportagem publicada nesta segunda-feira, pelo jornal Diário do Litoral, mostrou o suplício de alguns usuários do SUS que peregrinam unidades em busca de medicamentos.

Logo na abertura da matéria, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) é destacado como exemplo de local que não contempla totalmente a demanda por medicamentos. Segundo o jornal, uma moradora de Santos não consegue há três meses insulina para o tratamento de diabetes. O medicamento lhe é garantido por decisão judicial, inclusive, já que cada frasco, que dura cerca de um mês, custa mais de R$ 400,00.

O curioso é que a Farmácia de Equipamentos Especializados ou Farmácia de Alto Custo, em operação dentro do AME, é terceirizada para a Organização Social Cruzada Bandeirante São Camilo de Assistência Médico Social. A entidade cansou de figurar no Diário Oficial de Santos como exemplo de que o modelo de gestão via OSs dá certo. O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), e o ex-secretário de Gestão (atual secretário de Saúde), Fábio Ferraz, também sempre destacaram o AME terceirizado como “case” de sucesso.

Diziam e dizem os entusiastas da terceirização que uma das vantagens de se transferir a gestão das unidades para essas empresas – as OSs -, é que as compras de materiais, equipamentos, insumos e medicamentos são muito mais ágeis por haver menos burocracia. Isso por conta a autonomia gerencial, orçamentária e financeira que as entidades possuem ao manipular os repasses feitos pelo poder público.

Como se pode ver, trata-se de mais uma falácia para fazer a opinião pública crer que a privatização da saúde é o caminho para a eficiência. Só se for para a eficiência da bandalheira, dos desvios de dinheiro público, do enriquecimento de donos de entidades que dependem do dinheiro do SUS.

 

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.