Desde a última sexta-feira (26) as imagens de uma verdadeira cachoeira caindo do teto de uma das salas do PS da Zona Noroeste de Santos têm indignado santistas. O caso foi tema de reportagem dos principais jornais locais depois que o vídeo se espalhou no Facebook.
Veja o vídeo aqui.
Não é de hoje que a unidade vem sendo paulatinamente sucateada. O Jornal A Tribuna também mostrou que o mesmo problema de infiltração de água da chuva inundou salas em março do ano passado.
A primeira pergunta que se impõe é: Por que o Governo de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) não assegura as mínimas condições de funcionamento desta e de outras unidades de saúde em Santos?
Nós já sabemos a resposta e temos mostrado ao longo dos últimos anos nas matérias e artigos do Ataque aos Cofres Públicos. O lema desta administração é o mesmo de sempre. Sucatear para privatizar/terceirizar.
Assim como aconteceu com o antigo PS Central, o PS da ZN está sendo despedaçado aos poucos porque o serviço será entregue para uma empresa. Isso mesmo. Uma UPA novinha naquela área vai ser inaugurada e gerenciada por uma organização social, tal qual a UPA Central que, em tese, substituiu o PS Central e foi entregue para a Fundação do ABC.
Uma segunda pergunta se apresenta: O serviço na unidade da Vila Mathias, apesar de mais caro, melhorou? A realidade já trata de responder. NÃO. O atendimento é péssimo, a estrutura é ruim. Agora com o nome de Hospital de Pequeno Porte, o antigo PS Central continua funcionando para dar retaguarda à nova UPA em condições ainda mais precárias.
Muito dinheiro está sendo transferido para as OSs e demais empresas que terceirizam serviços em Santos e as unidades que atuam de forma direta, com servidores concursados, passaram a ficar ainda mais à míngua.
O mesmo processo está em pleno desenvolvimento na urgência e emergência da Zona Noroeste e também na Zona Leste.
Ainda há tempo para barrar mais esse ataque e impedir que mais empresas predadoras do SUS entrem na rede municipal de saúde para lucrar com dinheiro que todos nós pagamos em impostos.
