Fica difícil explicar a situação abaixo, mostrada pelo site G1, na UPA de Várzea Paulista, gerida pela organização social Vitale Saúde. O que vemos é um descontrole sem tamanho e uma irresponsabilidade sem limites.
Uma coisa é certa. Quando a lógica no atendimento em saúde pública é a lógica do negócio, o compromisso com a vida fica em segundo plano. Profissionais totalmente despreparados são colocados na linha de frente do atendimento, colocando a segurança e a integridade física das pessoas sob ameaça.
De acordo com a reportagem, um ajudante de pedreiro de Várzea Paulista (SP) procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para tratar dores nas costas e recebeu medicamentos vencidos há mais de dois anos.
Everaldo Souza contou que as dores o levaram até a unidade onde ficou por cerca de quatro horas. Após o atendimento médico, ele saiu com uma receita e uma caixa com cinco ampolas para injeções para tirar o incômodo.
Isso aconteceu no sábado. O paciente foi a um posto de saúde básica próximo à sua casa . Porém, por ser fim de semana, a unidade estava fechada. Por isso procurou uma farmácia onde descobriu que o remédio estava vencido há dois anos e meio.
Em nota, a Prefeitura de Várzea Paulista tentou justificar o injustificável. Disse que o remédio é uma amostra grátis e que o médico doou o medicamento ao paciente por conta própria. Informou também que a organização social, que é responsável pela UPA será notificada para investigar o caso. O paciente foi atendido novamente e está sob observação.
Veja aqui o vídeo com a reportagem sobre o assunto.
Quem é a Vitale Saúde
Abaixo alguns links de matérias publicadas sobre a Vitale Saúde. Um OS com histórico de atuação na saúde pública envolto em muitos escândalos, investigações, problemas e reclamações.
OS investigada por desvio de R$ 4,5 milhões na saúde pretendia assumir Hospital de Paulínia
Operação apura desvios na saúde por meio da OS Vitale; diretor da empresa é preso
Vitória: após greve de 11 dias, OS Vitale se compromete a pagar direitos de terceirizados
