CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS
HIPOCRISIA NA CÂMARA: ELES CRIAM DATAS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS, MAS VOTAM CONTRA A REDUÇÃO DA ESPERA PARA CONSULTAS E EXAMES
“A identificação da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado dá à Atenção Básica um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos.”
O trecho acima é do texto de justificativa do projeto de lei aprovado na 43ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça, dia 19, que versa sobre a criação de um dia no Calendário Oficial de Datas Comemorativas de Santos para conscientizar sobre a importância de diagnosticar e tratar o precocemente o mieloma múltiplo (MM), um tipo de neoplasia maligna.
Aprovado em primeira discussão, o PL 26/2025 cria no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas o Março Borgonha, de conscientização sobre o mieloma múltiplo.
O autor do projeto, Cacá Teixeira (PSDB, 5º Mandato), é líder do Governo no Legislativo e, contraditoriamente, foi um dos nove vereadores que na semana passada obedeceram o prefeito Rogério Santos e votaram contra um outro PL que pretendia definir um prazo máximo de espera para a realização de consultas e exames na rede municipal de saúde.
Então quer dizer que aprovar leis de datas para conscientizar sobre a importância das pessoas procurarem diagnosticar e tratar as doenças é simples e rápido? Agora, pressionar a administração a resolver o gargalo enorme por consultas e exames, que servem justamente para evitar a proliferação de doenças e a descoberta delas em estágio avançado, não pode?
Como as pessoas poderão descobrir e tratar doenças se a fila para várias especialidades ultrapassa um ano de espera?
Para quem não acompanhou, na última quinta (14), Cacá orientou os vereadores da base governista a votar contra o PL 102/2025, que tinha por objetivo “estabelecer o tempo máximo de espera inicial para exames, terapias, procedimentos e consultas médicas especializadas”.
A proposta, de autoria do vereador Dr. Caseiro (PT, 1º Mandato), foi arquivada após intenso debate. Saiba mais detalhes aqui.
Já a proposta do Março Borgonha de conscientização do Mieloma Múltiplo, de Cacá Teixeira, foi aprovada de forma automática em menos de um minuto e deve ser assim na votação em 2ª discussão, na próxima quinta (21).
Hipocrisia, que fala?
Veja nas imagens abaixo outros exemplos de atitudes incoerentes dos legisladores como essa.
VEREADORES DE SANTOS, PARA QUEM ELES TRABALHAM?
PREFEITO ROGÉRIO SANTOS, A FAVOR DE QUEM GOVERNA?