CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

URGENTE! VEREADORES APROVAM EM 1ª DISCUSSÃO A INSTALAÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE INCINERADORA DE LIXO E DUTOVIA QUE PODE BENEFICIAR NAVIO-BOMBA

Na sessão desta terça (25), 16 vereadores votaram mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo que podem permitir a instalação de uma dutovia e de um empreendimento similar ao famigerado incinerador de lixo, que já havia sido derrubado anteriormente pelo Legislativo devido à repercussão popular negativa.

Haverá nova votação nesta quinta (27), 16h, quando serão analisadas emendas apresentadas pela oposição que tentarão derrubar esses absurdos!

Os vereadores do PSOL e do PT estão chamando movimentos de luta ambiental e todos que se importam com os riscos que estes dois empreendimentos podem trazer para a saúde dos santistas a comparecerem na próxima sessão para pressionar os parlamentares a recuarem.

Trata-se de um enorme retrocesso. Entenda os motivos:

As mudanças, que dizem respeito à Área Continental de Santos, liberam a construção de uma URE (Unidade de Recuperação Energética), que nada mais é do que uma incineradora de lixo com o nome diferente. Outro ponto do pacote de mudanças na Lei de Uso e Ocupação da Área Continental é a instalação de uma dutovia, que pode ser o caminho para a operação do navio-bomba no Porto de Santos.

Se essas mudanças forem aprovadas, elas passarão por cima da manifestação popular que rechaçou, em audiências públicas das Comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, a instalação desses dois empreendimentos nocivos à saúde da população e ao clima da nossa região.

Os vereadores que são favoráveis a esses modelos agressores do Meio Ambiente e das pessoas estão TRAINDO os interesses dos santistas em prol do LUCRO de grandes empresas amigas dos grupos políticos que comandam o poder executivo há décadas em Santos.

ENTENDA O QUE ESTÁ EM JOGO

Unidade de Recuperação Energética (URE) – Incineração

O que é: A URE, prevista para ser instalada em Santos, na prática, transforma lixo em combustível para gerar energia elétrica por meio da queima (incineração).

Gestão: Tudo indica que seria gerida pela concessionária Valorize Energia, formada por uma das empresas do grupo que realiza a coleta de resíduos domiciliares na cidade, o Terra Santos (antiga Terracom).

Incentivo ao Plástico: A geração de energia depende da quantidade de calor liberada na queima. Plásticos, por possuírem alto teor calorífico, elevam as chances de que essa tecnologia incentive ainda mais a produção de plástico pela indústria. O plástico é chamado de “maior amigo do incinerador” e “inimigo número um da vida e do planeta”.
Reciclagem: Incineradores desincentivam a reciclagem de resíduos, que é fonte de renda para muitas pessoas.

Saúde e Meio Ambiente: Comprometimento da saúde da população e do meio ambiente.

Dutovias para Navio-Bomba

O que são: As dutovias são necessárias para a implementação, por exemplo, do chamado navio-bomba, que está atracado no porto de Santos, para transportar combustíveis inflamáveis e perigosos. A instalação do navio exige dutovias para a alimentação do armazenamento de combustíveis, e sem elas o funcionamento do navio é inviável.

Risco real: O texto que foi pautado pelo Governo não especifica o que será transportado nesses dutos, o que abre margem para a implementação do navio-bomba já rechaçado pela população em audiências públicas e manifestações.

Veja na imagem deste post os parlamentares que votaram a favor desses absurdos!

VEREADORES DE SANTOS, PARA QUEM ELES TRABALHAM?

PREFEITO ROGÉRIO SANTOS, A FAVOR DE QUEM GOVERNA?