CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS
CÂMARA ACATA VETO DO PREFEITO A PROJETO QUE VISA SEGURANÇA A MULHERES EM PONTOS DE ÔNIBUS
O que você acharia da instalação de totens ou dispositivos assemelhados em pontos de ônibus de transporte público, que funcionassem como instrumento de companhia às mulheres que utilizam esse meio de transporte, durante o período noturno?
O objetivo do equipamento seria o monitoramento e a interação com mulheres que aguardam sozinhas o transporte público. Uma atendente (sempre mulher) estaria fazendo esse papel de companhia de forma remota, por meio da projeção de sua imagem no totem. Por outro lado, uma câmera também serviria para captar a imagem da passageira que, em caso de perigo, contaria com o acionamento da viatura mais próxima da guarda municipal.
A ideia seria promover a sensação de segurança às passageiras que esperam ônibus em locais ermos e tarde da noite. Durante o dia, esse mesmo totem serviria para projetar propagandas das empresas parceiras que custeariam a instalação do mecanismo. Sendo assim, os totens não teriam custo algum ao Município.
Pois bem, todo esse sistema foi proposto no PL 152/2023, do vereador Cacá Teixeira (PSDB). No entanto, a ideia foi desprezada pelo Governo do qual Teixeira é líder no Legislativo. E assim, no primeiro dia de retorno das sessões, a Câmara acatou o veto do prefeito Rogério Santos (Republicanos), a pedido do próprio Cacá.
Entre os vereadores que acataram a orientação do líder e autor do projeto para aprovar o veto do prefeito, está Adriano Piemonte, do União Brasil. De forma contraditória e sem coerência alguma, ele usou a palavra para ressaltar a importância desse tipo de iniciativa. Disse ainda que já propôs um PL semelhante, também vetado, mas que mesmo assim acataria o veto, por ser um pedido do autor.
Quando a população diz que a Câmara de Santos é um faz de conta legislativo totalmente apartado dos interesses populares, é disso que se trata. Bons projetos são vetados e enterrados pelos vereadores. Já as homenagens, nome de ruas e criação de datas comemorativas prosperam e se multiplicam sem entraves.
Abaixo os 11 vereadores que ajudaram a colocar a pá de cal no PL
Adriano Catapreta (PSD)
Adriano Piemonte (União Brasil)
Banha (PSD)
Benedito Furtado (PSB)
Bispo Maurício Campos (Republicanos)
Cacá Teixeira (PSDB)
Chita Menezes (PSB)
Marcelo Téo (PP)
Paulo Miyasiro (Republicanos)
Rafael Pasquarelli (União Brasil)
Zequinha teixeira (PP)
Votaram pela derrubada do veto e a favor do projeto:
Alison Salles (PL)
Cláudia Alonso (Podemos)
Débora Camilo (PSOL)
Dr. Caseiro (PT)
Fábio Duarte (PL)
Rui de Rosis Jr (PL)
Sérgio Santana (PL)
VEREADORES DE SANTOS, PARA QUEM ELES TRABALHAM?
PREFEITO ROGÉRIO SANTOS, A FAVOR DE QUEM GOVERNA?