Descoberta fraude na Saúde via OSs em duas cidades de Santa Catarina

Descoberta fraude na Saúde via OSs em duas cidades de Santa Catarina

op-sutura

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (12), uma operação para combater uma organização criminosa que desviava recursos públicos na área da saúde nos municípios de Penha e de Itapema. Tais desvios, segundo a polícia, aconteciam por meio de uma Organização Social (OS).

As investigações da Operação Sutura, como foi denominada, foram realizadas pela Divisão de Combate a Crimes Contra o Patrimônio Público (DCCPP) e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro, ambos da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com apoio do Ministério Público de Contas e do Ministério Público Estadual da Comarca de Penha.

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em sete cidades: Penha, Balneário Piçarras, Joinville, Garuva, Timbó, Balneário Camboriú e Itapema.

Presos

O médico psiquiatra Moacir Freitas, foi um dos detidos. Ele foi preso em Sinop, a 503 Km de Cuiabá, no Mato Grosso.

O ex-prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), também está entre os presos da Operação Sutura. Outros dois integrantes de seu período de governo foram detidos: o ex-secretário da Saúde, Cleybi Darossi, e o ex-controlador do município, Rafael Celestino.

Os mandados de prisão são temporários e têm objetivo de auxiliar nas investigações. São pelo menos nove pessoas detidas, que foram levadas à sede da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Balneário Camboriú.

O atual prefeito de Penha, Aquiles da Costa (PMDB), afirmou que os documentos recolhidos pelos policiais na prefeitura dizem respeito a um contrato firmado na gestão anterior com a organização social Instituto Adonhiran, que tratava do fornecimento de consultas com especialistas para a rede municipal de saúde. O contrato não está mais vigente desde o ano passado.

Em Itapema as buscas também se concentraram em documentos referentes ao contrato com o Instituto Adonhiran para administração do Hospital Santo Antônio, entre 2013 e 2016. O  contrato foi rescindido pela gestão atual no início do ano passado.

Mais detalhes serão transmitidos em coletiva de imprensa na tarde desta terça (11).

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.