Governo aumenta repasse à OS Idtech em 54% em menos de 6 meses

Governo aumenta repasse à OS Idtech em 54% em menos de 6 meses

hgg_1

O Jornal Argumento publicou dados interessantes sobre as “promissoras” relações recentes entre a empresa Idtech – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Organização Social que administra o Hospital Geral de Goiânia (HGG) – e o Governo de Goiás.

Montantes de repasses neste ano de 2018 surpreendem. Um crescimento tão expressivo que está dando na vista.

Veja abaixo a análise publicada no site.

Em menos de 6 meses houve um aumento de empenhos e repasses à essa OS de 54% comparado com todo o ano passado. Foram 97 milhões em 2017 e 150 milhões de reais nos 6 primeiros meses de 2018.

Os dados são do Portal da Transparência do Governo de Goiás. Foram 20 empenhos de 26 de janeiro a 24 de julho, uma média de quase 3 por mês. Os negócios entre Estado e Idtech se intensificaram mesmo a partir de abril. Antes tinham sido apenas duas “parcerias”, ou seja, desde a mudança de governo em abril aconteceram 18 celebrações de contratos, empenhos, aditivos e outros negócios entre as partes.

18 “parcerias” em apenas 4 meses, o que dá uma média de 4,5 por mês, ou mais de uma a cada semana nos meses de abril, maio, junho e julho. Só no mês de maio foram 8 negócios feitos entre Idtech e o Governo de Goiás. Dois por semana.

Nem todos os negócios firmados neste ano foram para atender o HGG, “cartão de visitas” do Idtech. Há poucos dias (24-07) foi firmado um empenho de mais de 4 milhões e 100 mil reais para a criação de um Call Center na Secretaria de Educação de Goiás.

Inicialmente o serviço de Call Center era a função da OS, que em pouco tempo se especializou em administrar hospitais públicos. Em junho um outro contrato entre as partes chamou a atenção. 29 milhões de reais para o Idtech administrar o Hemocentro.

Dos 20 negócios neste ano 9 são aditivos, ou seja, um recurso a mais para a OS. É como se fosse um pagamento extra, além daquilo que foi combinado.

O aditivo que mais chama a atenção foi firmado fevereiro, no valor de 77 milhões de reais. Só em 2017 e nos primeiros 7 meses de 2018 o Governo de Goiás pagou ou empenhou ao Idtech a quantia total de 247 milhões. Média de 13 milhões de reais por mês para administrar o Hospital Geral de Goiânia – HGG – que não atende mais do que 130 pessoas por dia, número de pacientes que qualquer “postinho” de periferia atende.

O serviço de Call Center na educação, cujo contrato é do dia 24 deste mês, não está funcionando, a não ser que em 2 dias a OS montou a Central.

A preferida

É realmente um absurdo imaginar que um governo que tem apenas 4 meses já firmou 18 contratos ou aditivos com apenas uma das várias OSs que têm parceria com o poder público.

Chama a atenção por que parece tudo muito fácil para essa OS buscar recursos no governo de Goiás. Ela chegou a retomar sua atividade inicial de Call Center, contrato assinado há poucos dias e na Secretaria de Educação. O Idtech está ampliando seus tentáculos no governo estadual e abocanhando uma enorme fatia de recursos público.

O HGG se tornou um hospital pequeno por que tem portas fechadas, só atende quem quer e poucos pacientes. Vive mais de ações de marketing do que de atendimento à quem precisa.

Nesta semana mesmo o Hospital foi destaque na imprensa por fazer transplante de fígado. E anunciou que tem capacidade de fazer 12 transplantes por ano, ou seja, apenas 1 por mês. A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia faz transplante de coração e nem por isso recebe 150 milhões de reais em 6 meses. Quando recebe é 500 mil reais mensais do Estado.

Por que o governo de José Éliton resolveu investir tanto na OS Idtech ? Como justificar que em maio foram realizados 8 acordos ou aditivos, dois por semana. Foram 18 negócios entre as partes nos poucos meses de gestão do novo governo.

O repasse do Estado ao Idtech aumentou mais de 50% e em apenas metade do ano. Se continuar desta forma até o fim de 2018 essa OS terá recebido 300 milhões de reais de dinheiro público.

Os negócios entre Governo de Goiás e Idtech se intensificaram à medida em que as eleições se aproximam. Mesmo com o caixa estadual vazio a referida OS só aumenta os valores que recebe do governo.

Seria o Idtech a Organização Social favorita do governo José Éliton ? Como explicar esse festival de novos contratos e aditivos ? Com a palavra o Governo de Goiás.

Já publicamos aqui no Ataque aos Cofres Públicos outras matérias sobre esta mesma OS. Veja aqui as informações.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.