Médicos de Barueri estão há três meses sem receber plantões extras de OS

Médicos de Barueri estão há três meses sem receber plantões extras de OS

ps-barueri

Médicos do Pronto Socorro Central de Barueri, conhecido como Sameb, estão há três meses sem receber pelos plantões extras. São cerca de 50 profissionais com pagamentos atrasados, alguns precisam receber até R$ 50 mil. Uma reportagem da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, abordou a situação há dez dias.

A Prefeitura informou que os plantões extras atrasados são débitos da Organização Social (OS) Instituto Gerir, empresa terceirizada que assumiu a gestão do Sameb e do PS Infantil no ano passado e teve o fim do contrato em setembro passado.

Para a Folha de S. Paulo, a administração municipal garantiu que está em dia com a terceirizada.

Recentemente, a imprensa local também mostrou o caos na unidade após a saída da OS. Uma das queixas era justamente o não pagamento de salários aos médicos pelo Instituto Gerir nos últimos meses.

Este tipo de contrato com OS prevê que a prefeitura é solidária nas contratações, isto é, as dívidas podem recair sobre o município, assim como ocorreu quando o Instituto Hygia deixou o Hospital Municipal (HMB), em 2017. Na época, o cálculo era que os débitos trabalhistas superassem os R$ 40 milhões.

Com a saída do Instituto Gerir, foi aberto novo processo de chamamento público, vencido pela Santa Casa de São Bernardo do Campo. Porém, por questões legais, o resultado foi impugnado e a Santa Casa não pôde assumir. Em caráter emergencial a prefeitura contratou o Instituto Diretrizes, que administra o PS Parque Imperial, por até 180 dias.

Ficha Suja

A OS Instituto Gerir tem uma extensa lista de complicações na Justiça. Veja nos links abaixo alguns casos já noticiados por aqui:

Presidente de OS que atua em Goiânia é denunciado por peculato e estelionato no Hugo

Bloqueados bens de OS e envolvidos em irregularidades em Goiás

MPF apura irregularidades em hospitais geridos por OS em Guarulhos

OSs da Saúde e da Educação descumprem metas em Goiás

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.