CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS
LEGISLAR NÃO É O FORTE DA CÂMARA DE SANTOS
A Câmara de Santos propôs 291 projetos em 2018. Estamos falando de proposituras que visam, por meio de leis, alterar, incrementar ou fomentar instrumentos, regras e programas para a Cidade. São os projetos de lei (PLs), projetos de lei complementar (PLCs) e projetos de emenda à lei orgânica (PELOM). Pois bem. Um cálculo rápido mostra…
SAIBA QUAIS VEREADORES MAIS FALTARAM NAS SESSÕES DE 2018
Em 2018 a Câmara de Santos realizou 78 sessões ordinárias e 8 extraordinárias, totalizando 86 sessões legislativas. Olhando a assiduidade dos vereadores, descobrimos que alguns alcançaram ou ultrapassam os 10% de ausências. Pelo menos seis deles não compareceram em 8 ou mais sessões. Alguns faltaram e não disseram o motivo. Outros se ausentaram e pediram…
METADE DAS COMISSÕES CRIADAS PELA CÂMARA EM 2017 SÃO DECORATIVAS
Ser vereador não se resume a aparecer duas vezes por semanas nas sessões legislativas. Os parlamentares deveriam ter um papel fiscalizatório e propositivo, mergulhando fundo nos principais problemas da cidade para cobrar e apontar soluções. Neste sentido, as Comissões Especiais de Vereadores (CEVs) têm fundamental importância. No plano ideal, elas funcionariam como um mecanismo ativo…
SANTOS, CIDADE EDUCADORA? SERÁ?
Deu na TV (veja aqui o vídeo) que para conseguir vaga na rede municipal de ensino pais e mães precisam madrugar na porta dos colégios. Além disso, o Tribunal de Contas, na decisão publicada esta semana em que REPROVOU as contas de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), advertiu o Governo sobre a NECESSIDADE DE AMPLIAR A…
A TRIBUNA: TCE REPROVA CONTAS DA PREFEITURA DE SANTOS
Segundo o Tribunal de Contas, “ficou evidente a deterioração da situação financeira”, pois o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) recebeu um caixa positivo de R$ 181,459 milhões da gestão anterior e, após sucessivos déficits orçamentários (-0,31%, em 2013; -2,55%, em 2014; -13,02%, em 2015; e -9,07%, em 2016), terminou o primeiro mandato com uma dívida,…
DÓRIA, QUE VAI SER HOMENAGEADO PELA CÂMARA, TIRA DINHEIRO DE SANTOS E REGIÃO
Quem concorda que a Câmara de Santos ainda renda homenagens a João Dória, conforme projeto do vereador Augusto Duarte (PSDB, 1º Mandato), um de seus mais fortes cabos eleitorais na região? Para quem não lembra, em abril do ano passado, no período pré-eleitoral, Duarte conseguiu aprovar a outorga do título de Cidadão Santista ao hoje…
AUMENTO DE CARGOS COMISSIONADOS EM XEQUE?
Será que o MP vai desbancar a festa dos cargos comissionados iniciada no último ano legislativo da Câmara de Santos, conforme denunciamos nesta página, em julho (veja neste link )? Nesta matéria recente do Diário do Litoral, os promotores públicos parecem sinalizar que vão até as últimas consequências para evitar prejuízos ao erário e afrontas à…
2018: RETRATOS DE UMA CÂMARA QUE VIVE DE FLASHS E HOMENAGENS
“Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”, diz a música tema de todo fim de ano. Usando a canção clichê como parâmetro, podemos dizer que em 2018, na Câmara de Santos, os momentos foram muito mais de risos e tapinhas nas costas do que de embates e enfrentamentos para cobrar…
A ARTE DE LEVAR O POVO NO BICO
O vereador Ademir Pestana (PSDB, 4º Mandato), líder do Governo na Câmara de Santos, divulgou uma matéria no site do Legislativo, compartilhada também nas redes sociais fazendo uma espécie de balanço da legislatura. Diz a manchete: “Para Ademir, 2018 foi positivo”. Acesse aqui. Nós também gostamos de fazer balanços e resolvemos analisar os dados divulgados…
Sobre o projeto
Com a missão de colaborar na fiscalização sobre o poder legislativo, o objetivo do site é contribuir de maneira decisiva e eficaz para mostrar a serviço de quem está a Câmara de Vereadores de Santos, ajudando a formar uma visão crítica sobre este poder. Visando o aprimoramento do sistema político partidário, promover e elevar a consciência política e social são as nossas metas.