Ir para o conteúdo

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

vereadores-santos-logo

GOVERNO DE SANTOS ESTUDA FECHAR ESCOLA MUNICIPAL ENQUANTO AUMENTA REPASSES A ENTIDADES PRIVADAS CONVENIADAS COM AVAL DA CÂMARA

22/11/2024

Lamentável a política educacional do prefeito de Santos, Rogério Santos, calcada na lógica de “sucatear para terceirizar”. Enquanto anuncia estudos para fechar a UME Professora Maria Helena Roxo, na Vila Nova, justificando uma suposta diminuição na demanda de alunos, o Governo vai engordar ainda mais o bolso das entidades privadas…

Leia Mais

AUMENTO DA TARIFA TEM AFOBAÇÃO EXECUTIVA, DESPREZO LEGISLATIVO E SENTENÇA JUDICIAL

Enquanto a população amarga com um reajuste de mais de 18% na tarifa do transporte público, os vereadores de Santos devem estar sorrindo por dentro. Isto porque, tendo sido o aumento feito por decreto do prefeito, depois revisto pela Justiça, estão isentos de culpa e cobrança. Fora do mundo bizarro para onde se transferiu a…

Leia mais...

TUDO QUE REÚNE PÚBLICO PODE RENDER PROJETOS E VOTOS

Fenômeno já abordado anteriormente, para vereadores santistas todo e qualquer coletivo pode render projetos, mesmo que eleitoreiros, e votos. É a prática do tirocínio, substantivo catalogado em dicionário como ensino primário, elementar ou aprendizado. Assim, constantemente são endereçados projetos, requerimentos ou indicações relativos à feirantes, taxistas, pastores, membros de alguma corporação ou ordem, e por…

Leia mais...

SEM AUDIÊNCIA PÚBLICA, PROJETO DE LEI PODE DEIXAR A CIDADE MAIS FEIA

Um projeto de lei na Câmara de Santos que altera o uso e ocupação do solo pode deixar a cidade mais feia e consagrar os “puxadinhos”. E o pior é que tramita sem que tenha sido convocada uma audiência pública, condição básica para este tipo de alteração. O projeto de Cacá Teixeira (PSDB, segundo mandato)…

Leia mais...

PRODUÇÃO DE TRABALHOS NÃO ATACA EFETIVAMENTE O PROBLEMA

A produtividade dos vereadores santistas sobre habitação restringe-se a requerimentos, indicações e raros projetos. O Legislativo não mostra interesse em atuar pela redução do déficit habitacional. Os trabalhos apresentados são tangenciais ou paliativos. Em fevereiro de 2016, Ademir Pestana (PSDB, terceiro mandato), apresentou uma singela “Indicação”. Pode ser considerada uma sugestão, que sequer chega ao…

Leia mais...

CÂMARA É ALHEIA AOS PROBLEMAS HABITACIONAIS DA CIDADE

A ausência ou escassez de projetos na área da habitação popular na Câmara de Santos é uma comprovação didática de como os vereadores não trabalham pela população. De onde se pode sustentar que, ao contrário, representam e trabalham pelo poder econômico. Numa rápida pesquisa sobre o tema “habitação” no portal do Legislativo, de 2012 até…

Leia mais...

VEREADORES ABUSAM DOS BALÕES DE ENSAIO E DA IRRELEVÂNCIA

Muitos dos projetos apresentados não passam de propostas que não vão sair do papel. A inconsistência é uma característica constante, o que permite o questionamento do trabalho do vereador e da importância e necessidade real de uma Câmara legislativa nos moldes atuais. É mita pirotecnia para pouca ou nenhuma relevância. Foi aprovado, por exemplo, o uso de…

Leia mais...

DA BAIXA QUALIDADE À FALSIDADE IDEOLÓGICA

Baixa qualidade de projetos apresentados. A criação de datas como o dia da incontinência urinária, da diverticulite, além de outras. Um poder caro pelo pouco que proporciona à população. Legislaturas comprometidas com o poder econômico. Gastos discutíveis como um contrato de segurança de quase R$ 500 mil ao ano, em desprezo da Guarda Municipal. Uma…

Leia mais...

ENTRE TAPAS E GRITOS TODOS COMPÕEM UM MESMO ENREDO

Ânimos exaltados, tapa na mesa e discursos gritados na sessão extraordinária de sexta (16) poderiam dar um ar de seriedade ao trabalho parlamentar, mas na verdade, criam apenas uma caricatura. É o que se pode dizer da votação de um projeto para reorganizar o quadro funcional da Câmara de Santos. A reestruturação obedece a uma…

Leia mais...

FINAL DO ANO E DE MANDATOS DÁ CLIMA DE LIQUIDAÇÃO DE PROJETOS

O final de alguns mandatos e do ano legal, já que a Câmara de Santos entra em recesso em meados de dezembro, dá um clima de liquidação. A ordem é desengavetar projetos. Muitos, na verdade, são balões de ensaio. Inviáveis, ilegais ou… engordam… as despesas. Mas, vereadores não podem criar serviços e gastos, prerrogativas do…

Leia mais...
vereadores-santos-sobre

Sobre o projeto

Com a missão de colaborar na fiscalização sobre o poder legislativo, o objetivo do site é contribuir de maneira decisiva e eficaz para mostrar a serviço de quem está a Câmara de Vereadores de Santos, ajudando a formar uma visão crítica sobre este poder. Visando o aprimoramento do sistema político partidário, promover e elevar a consciência política e social são as nossas metas.

Role para cima