16 de setembro: a Educação vai parar

Educadores do magistério público param nesta terça-feira, dia 16 de setembro, em todo o país, pela implantação o mais rápido possível do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) nos estados e nos municípios.

A paralisação atende a um chamamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), pois desde que a lei do piso foi sancionada pelo presidente Lula há um movimento encabeçado pelos governos do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, que tentam impedir sua implementação, com argumentos que não se sustentam, a não
ser pela opção politica de continuarem a oferecer uma educação barata e de pouca qualidade.

A paralisação do dia 16 é a primeira etapa de uma ampla campanha nacional que busca garantir o cumprimento da lei. Até o final do ano, sempre no dia 16, serão realizados atos públicos, assembléias, mobilizações e paralisações em defesa do piso.

A mobilização será uma forma de inibir ações dos estados para derrubar pontos da lei do piso. As eleições municipais de outubro também vão contribuir em função do desgaste que representam. E a boa notícia é que os governadores de Pernambuco e Piauí já decidiram instituir
o piso de R$ 950,00.

Após as eleições municipais serão organizadas caravanas a Brasília para pressionar o Congresso contra projetos de lei que possam propor alteração da legislação do piso e audiências públicas em Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas para debater a implantação do PSPN.

Defender a adoção do Piso Salarial Nacional é lutar pela qualidade da educação no país. A sociedade precisa saber que o Piso é um importante passo para que o Brasil possa oferecer uma
educação de qualidade a crianças, jovens e adultos, independente de seu município ou estado.

Professores e funcionários de escolas em todo o território nacional já estão mobilizados.

Acompanhe a programação em alguns estados e no DF.

Ceará: Concentração às 9h na Assembléia Legislativa. Às 14h – Debate sobre o Piso Salarial, no Auditório da FTD.

Distrito Federal: Mobilização em frente à Câmara Legislativa para pedir a implantação imediata da Lei de Piso.

Goiás: Manifestação às 9h na Secretária da Fazenda.

Maranhão: Mobilização nas escolas de São Luis e panfletagem em vários pontos da cidade

Minas Gerais: Assembléia às 15h, no pátio da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e passeata até o Palácio da Liberdade.

Pernambuco: Audiência em defesa do piso na Assembléia Legislativa do estado.

Piauí: A partir das 8 horas, Seminário no Auditório Mestre Dezinho, no Centro de Artesanato e assinatura de carta compromisso aos candidatos a Prefeito e Vereadores nas eleições de outubro solicitando a implantação do piso nos municípios.

Rio Grande do Sul: Paralisação em todo estado, no horário de funcionamento das escolas.

Rondônia: Passeata pelas principais ruas da capital, com realização de assembléia para discutir a pauta de reivindicações 2009.

Santa Catarina: Mobilização em todas as escolas estaduais e municipais. E no dia 17, às 8h30, Seminário sobre o Piso Nacional no CEDUP, em Lages.

São Paulo: Seminário: Jornada e Diretrizes da Carreira Docente, de 9 às 14h, na Assembléia Legislativa.

Sergipe: Ato público a partir das 8h, em frente à Caixa Econômica Federal, no calçadão da Rua João Pessoa, em Aracaju.

Mais informações:
Leila Santos (61) 3964-8104