Nesta segunda-feira (17/08), faz um ano da perda de Ana Carolina Cassino, uma jovem de apenas 23 anos que veio a óbito no Hospital Unimed Barra, Rio de Janeiro, por conta de uma espera de 28h por uma cirurgia de apendicite. Ana Carolina tinha plano de saúde e foi negligenciada. Uma operação simples lhe foi negada no tempo certo e ela, que mantinha todas as mensalidades do plano de saúde em dia, pagou com a vida a ineficiência e o descaso da operadora.
O Movimento Chega de Descaso, que vem militando pelo fortalecimento do SUS e pelo corte de favores e benefícios às grandes empresas privadas da saúde, fez nesta manhã um ato no prédio da Unimed que fica na Av. Armando Lombardi, 400, Barra da Tijuca. Seus militantes tentam levar à público denúncias sobre os interesses atrelados ao sucateamento do SUS e o crescimento vertiginoso dos planos de saúde.
Há alguns dias o Ataque aos Cofres Públicos publicou a história de Ana Carolina e do Movimento Chega de Descaso. Vale a pena conhecer quem luta heroicamente contra os interesses dos poderosos para um serviço melhor a milhões de desconhecidos.
Vale a pena também ler e refletir sobre as informações abaixo, que constam do material da campanha Chega de Descaso. São questionamentos que não são colocados em pauta nem nas manifestações de rua e muito pouco são discutidas nas redes sociais:
A QUEM INTERESSA O MAU FUNCIONAMENTO DO SUS? QUEM LUCRA COM ISSO
Você sabia que…
- Empresas de plano de saúde doaram 52 milhões na última eleição, contribuindo para 131 candidaturas.
- O governo cortou mais de 13 bilhões do orçamento da saúde pública.
- O presidente da câmara, Eduardo Cunha, recebeu 250 mil da Bradesco Saúde para a sua campanha.
- Eduardo Cunha vetou a CPI que investigaria as irregularidades nos planos de saúde.
- Os planos de saúde devem mais de meio milhão ao SUS.
- Os planos de saúde lideram o ranking de reclamações dos consumidores da última década.
Saúde não é mercadoria! Por um SUS 100% estatal e de qualidade. Por um SUS sem Organizações Sociais (OSs) e sem terceirização/privatização!
CPI dos Planos de Saúde Já!!!