Charge com o logo da Capep, um desenho de uma bomba-relógio e escrito "Não se iludam: este é o plano"

Motivos históricos do desequilíbrio financeiro na NOSSA CAPEP

TODOS À ASSEMBLEIA! 30/05/2023 (TERÇA-feira) às 19h no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55, Vila Mathias)

Alto custo da medicina privada

A NOSSA CAPEP é uma compradora de serviços e materiais de empresas lucrativas. Ela não tem hospital próprio, não tem médicos próprios, não tem fornecedores de materiais médicos e hospitalares próprios, não tem laboratórios próprios. Tudo é comprado de empresas privadas que também compram equipamentos e insumos de outras empresas privadas.

Grande parte das compras realizadas pela NOSSA CAPEP são dolarizadas, ficam cada vez mais caras porque os procedimentos e equipamentos ficam tecnologicamente melhores e mais caros. Já os salários dos servidores, em reais e carcomidos pela inflação, pelas políticas salariais dos prefeitos, não chegam nem perto desse encarecimento imposto pelos lucros da medicina privada.

Presidentes incompetentes e politiqueiros

Com exceção da atual gestão, a NOSSA CAPEP não raro tem sido presidida por aliados partidários que lá passaram para receber recompensas pelos serviços eleitorais prestados aos prefeitos de plantão. Nunca se preocuparam com a qualificação do quadro de funcionários da autarquia, com os modelos de contratos feitos com prestadores, com a apuração de procedimentos médicos e valores questionáveis etc.

Os exemplos mais gritantes desse tipo de gestão foram os períodos de Mota (presidente do Sindest na mesma época) e Eustázio, vice-prefeito de Paulo Alexandre. Resultado: há indícios sérios de que muitos gestores indicados pelos prefeitos, por ação ou omissão, ajudaram a produzir rombos irreparáveis nas finanças da NOSSA CAPEP.

Os baixos salários

Uma das fontes de arrecadação é a porcentagem do salário dos servidores (3%), acontece que da pandemia pra cá esses salários foram reduzidos em 6,13% pelo Paulo Alexandre e Rogério Santos (ambos do PSDB). Se for contar desde a época do Beto Mansur então, nossos salários estão 40,30% menores. Isso daria uma baita diferença nos cofres da NOSSA CAPEP.

Como fechar essa matemática entre aumentos de custos dolarizados da saúde privada e salários despencando morro abaixo?

Outra fonte de arrecadação é a contribuição patronal. Essa contribuição também é uma porcentagem sobre os salários dos mutuários. Ou seja, se os salários fossem melhor reajustados também aumentaria a arrecadação por aqui. Antes o governo pagava 4%, após pressão da categoria na Campanha Salarial 2023, passou para 4,5% (apesar da reivindicação dos servidores ter sido 5,5%).

Gráfico compara a inflação acumulada com os reajustes acumulados desda época do Beto Mansur, mostrando que há uma defasagem salarial de 40,3%.

A terceirização e o envelhecimento dos servidores

Outro fator de culpa exclusiva do governo é a nomeação insuficiente de novos servidores. A política do PSDB é terceirizar serviços, como ocorreu com os 3 pronto socorros da cidade, o Hospital dos Estivadores, Ambesp, Cozinhas, serviços de limpeza, trabalhadores da Educação Especial etc. Só nesses serviços eliminou-se milhares de postos de trabalho de servidores. Portanto, descartou a necessidade de novos concursados que poderiam aumentar a base de arrecadação para a NOSSA CAPEP.

Os concursados contribuiriam com a NOSSA CAPEP e, por serem mais jovens, usariam menos serviços. Com uma categoria cada vez mais envelhecida, o sistema solidário tende a entrar em colapso.

A política de terceirizações vai ajudando deliberada e decididamente a montar um desastre na NOSSA CAPEP (e no IPREV que cuida das nossas aposentadorias).

Gráfico mostra como o número total de servidores vem despencando desde 2015

TODOS À ASSEMBLEIA!

30/05/2023 (TERÇA-feira)
às 19h no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55, Vila Mathias)

VOCÊ PODE FICAR SEM ATENDIMENTO MÉDICO! PARTICIPE!