TORMENTO SEM FIM: Falta de ar condicionado no Poupatempo de Santos continua prejudicando trabalhadores e a população

Funcionários e usuários do Poupatempo de Santos continuam sofrendo com a falta de sistema de ar condicionado. A situação já se transformou numa verdadeira novela de muito mau gosto. 

 

O problema é antigo e já foi noticiado várias vezes na imprensa local. Nas estações mais quentes do ano, as altas temperaturas (muitas vezes acima dos 30ºC) pioram ainda mais as condições de trabalho. No último verão, os servidores municipais alocados nos guichês da Prefeitura dentro do Poupatempo junto com o Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (SINDSERV) se movimentaram para cobrar do Governo a diminuição da carga horária de trabalho sem redução salarial, até que a climatização seja resolvida. 

 

Com a pressão, a reivindicação foi atendida. Na ocasião, mais uma vez foram feitas promessas de que dentro de pouco tempo a troca dos equipamentos solucionaria a questão. Passaram-se cinco meses e nada mudou. Pior ainda: além da climatização não ter sido restabelecida, a Administração Municipal determinou o fim da redução da carga horária. 

 

A medida fez crescer a insatisfação, pois mais uma vez as consequências da ineficiência dos governos impactará na saúde e condições de trabalho dos funcionários e no bem estar dos usuários. 

 

Veja abaixo um breve histórico da situação.

Agosto/2020

Após ficar fechado por conta da pandemia, o Poupatempo volta a atender a população, mas com o sistema de climatização funcionando precariamente por meses, até parar de vez. 

 

Novembro/2021

Após muitas queixas, a imprensa começa a noticiar a situação conforme as matérias que seguem: 

 

30/11/2021 – Falta de ar condicionado no poupatempo de Santos gera reclamação na câmara:

Em requerimentos, vereadores dizem que o mau funcionamento do ar condicionado no Poupatempo é um problema que se arrasta por três anos.

 

04/02/2022 – Poupatempo de Santos está com ar-condicionado quebrado em pleno verão 

 

02/02/2023 – Poupatempo de Santos funciona há meses sem sistema de ar-condicionado

Governo do Estado diz que teve que abrir uma segunda licitação para compra e instalação de peças. No primeiro processo nenhuma empresa teria se interessado pelo serviço. Promessa era de que ainda em fevereiro desse ano seria publicada a licitação. 

 

03/02/2023

Mais uma vez o SINDSERV constata o calor intenso e as péssimas condições de trabalho a que estão submetidos os servidores alocados nas seções situadas no Poupatempo. Por meio de ofício, o sindicato reivindica ao Governo o conserto ou troca urgente do sistema de ar-condicionado e, enquanto isso não ocorrer, a redução imediata da carga horária (sem redução salarial).

 

04/02/2023 Ar-condicionado do Poupatempo em Santos para de funcionar 

Em telejornal da TV Tribuna, usuários criticam a situação. Segundo funcionários, depois que o atendimento na unidade foi retomado (na pandemia ficou o local fechado de março a agosto/2020), o sistema de climatização nunca mais funcionou direito. 

 

04/02/2023 – Temperatura dentro do Poupatempo de Santos supera os 30°C

Mais uma reportagem mostra que a ineficiência do sistema de ar condicionado continua causando transtornos aos funcionários e às 2 mil pessoas que buscam atendimento por dia no local.

 

30/06/2023

Quase 5 meses depois do primeiro ofício enviado ao Governo de Santos pelo SINDSERV, nada mudou no local. Em novo documento, o sindicato reitera a reivindicação de imediato restabelecimento da climatização e frisa a necessidade de manter a redução da carga horária dos servidores municipais que atuam no Poupatempo, até que o sistema de ar condicionado volte a funcionar. Em reunião com o secretário de Finanças e Gestão, Adriano Leocádio, o sindicato conseguiu arrancar do Governo um cronograma formalizando o compromisso da situação ser regularizada até novembro deste ano. Ao mesmo tempo, a Prefeitura determinou o retorno do horário normal de trabalho dos funcionários municipais. Os trabalhadores estão indignados e novamente denunciam as más condições de trabalho.