Ilustração de uma pessoa abrindo a carteira e não tem dinheiro dentro

9% significa REBAIXAMENTO SALARIAL!

Isso mesmo, pois tivemos 16,46% de inflação não reposta desde fevereiro/2019 até dezembro/2022. E esse índice ainda deve aumentar até fevereiro/2023. Ou seja, se aceitarmos perderemos no mínimo 7,46% de poder de compra.

TODOS À ASSEMBLEIA! 08/02/2023 (quarta-feira), às 19h, no Sindicato dos Bancários (Av. Washington Luiz, 140 – Encruzilhada).

Compare o que os servidores estão reivindicando com a contraproposta do governo:

Salário

Como está atualmente Reivindicação da categoria 1ª proposta do governo
Mais de 16% do salário corroído pela inflação. 23,46%, sendo 16,46% referentes à inflação não reposta de fevereiro/2019 até outubro/2022 (IPCA), 2% referentes ao aumento do desconto pro IPREV e 5% como parte das perdas históricas de anos anteriores. Caso a inflação aumente até fevereiro de 2023, o pleito será atualizado. 9%

Auxílio-Alimentação

Como está atualmente Reivindicação da categoria 1ª proposta do governo
R$ 605 por mês (o que dá R$ 27,50 por dia). R$ 880 por mês (o que dá R$ 40 por dia) e a extensão do benefício ao 2° registro dos servidores com 2 registros funcionais. 15% (R$ 695,75 por mês, o que dá R$ 31,62 por dia), sem extensão.

Cesta Básica

Como está atualmente Reivindicação da categoria 1ª proposta do governo
R$ 390, para ativos até o nível Q e inativos até 4 salários mínimos. R$ 693,82 (conforme média publicada pelo próprio governo), bem como a extensão do benefício a todos os servidores da Prefeitura (ativos e inativos) e ao 2° registro dos servidores com 2 registros. 9% (R$ 425,10), sem extensão.

Não houve proposta concreta para nenhuma das outras reivindicações da categoria.

HISTÓRICO RECENTE

– Campanha Salarial 2020: o governo e os vereadores se aproveitaram que os servidores não podiam mais se mobilizar por conta da pandemia e deram ZERO%. Além da redução salarial, aumentaram em 2% o desconto dos servidores para o IPREV.

Campanha Salarial 2020: diretores do sindicato com máscara na porta da Prefeitura que está fechada

– Campanha Salarial 2021: Paulo Alexandre (PSDB) ajudou Bolsonaro e Paulo Guedes a colocarem a “granada no bolso” dos servidores (que eles chamavam de “inimigo”) ao aceitar a chantagem que consistia em só liberar recursos financeiros para os prefeitos que não dessem nenhum reajuste nos salários dos servidores.

Foto do Paulo Alexandre (PSDB) abraçando Bolsonaro (PP). Ambos gargalham.

– Campanha Salarial 2022: No começo do ano, os servidores conseguiram arrancar do governo apenas a inflação de 1 ano (março/2021 a fevereiro/2022) que deu 10,06%. Porém, estávamos sem reajuste desde março de 2019. Para aprovar esse REBAIXAMENTO SALARIAL, o prefeito prometeu aos vereadores que voltaria a negociar até setembro. Os servidores tiveram que se mobilizar para reabrir as negociações. A luta foi intensa, mas o governo não saiu do ZERO%, só concedendo 20% nos benefícios, um Abono de R$ 1.000 para os da ativa e promessa de Abono aos aposentados em 2023.

Foto de cima do saguão principal do Paço Municipal cheio dos servidores em volta do secretário adjunto de Gestão que escuta uma diretora do sindicato lendo as reivindicações.

TODOS À ASSEMBLEIA!

Com SUA participação, dos colegas de trabalho e os já aposentados, podemos sair desse índice insuficiente proposto pelo governo e alcançar um índice bem maior! Dinheiro tem!