Carlos Maciel, presidente da Fundação do ABC

Alvo de operação da PF, presidente da FUABC renuncia

Presidente da FUABC (Fundação do ABC), Carlos Maciel, alvo de Operação Prato Feito, renunciou ao cargo. Ele é acusado de conluio com empresários para fraudar contratos da merenda escolar.

Maciel também é secretário de Assuntos Governamentais de São Bernardo, e pediu exoneração desta função. O advogado estava à frente da FUABC desde setembro de 2017, substituindo Maria Bernardette Vianna no cargo de presidente da entidade.

Maciel é suspeito no crime de corrupção passiva por ter facilitado a prorrogação do contrato entre a empresa de seu genro, Fábio Favaretto Mathias, administrador da Le Garçon, em 2017, de acordo com relatório dos investigadores da Polícia Federal.

A Le Garçon foi contratada pela administração de São Bernardo do Campo, na época de Luiz Marinho (PT). A partir de escutas, investigadores apontam que Fábio manteve “parceria com o candidato (Orlando Morando, PSDB), que se tornou Prefeito com vistas a manter contratos com esta Prefeitura”, parceria esta foi estabelecida a partir de Maciel.

A Polícia Federal foi ao Paço de São Bernardo, nesta quarta (9), e apreendeu uma série de documentos da sala onde trabalhava Maciel.

Outros envolvidos

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), e o secretário de Governo e de Transportes da cidade, João Gaspar (PCdoB), foram detidos nesta quarta-feira (9), pela mesma operação da Polícia Federal.

Em ambas as cidades a FUABC possui contratos de grande monta financeira. Na UPA Central de Santos, já recebeu R$ 43 milhões dos cofres municipais, apesar dos péssimos serviços prestados e das contínuas reclamações de usuários (veja aqui: http://www.ataqueaoscofrespublicos.com/).

Prato Feito

A ação investiga fraudes em contratos da merenda escolar municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Foram cumpridos 154 mandados de busca e apreensão, sendo 12 em Santos, Cubatão, Mongaguá e Peruíbe.

Na casa do prefeito de Mongaguá, Artur Parada Prócida (PSDB), foram encontrados R$ 5,3 milhões. O vice-prefeito, Márcio Melo Gomes (também do PSDB), foi afastado pela Justiça também por envolvimento na “Máfia da Merenda”.

Em áudio, fornecedores de merenda pedem corte na alimentação dos alunos: “Corta a carne e dá ovo para essas crianças todo dia”.

Charge onde um tucano rouba a merenda das crianças

A Fundação do ABC informou, por meio de nota, que a médica Dra. Adriana Berringer Stephan, até então vice-presidente da FUABC, assume o comando da entidade interinamente.