Temos orgulho de convidá-lo para o lançamento do livro "LUIZ CARLOS PRESTES – UM COMUNISTA BRASILEIRO", na próxima quinta-feira (14/01), às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santos (Av. Ana Costa, 55).

Na oportunidade, a historiadora e autora da obra, Anita Leocádia Prestes, fará um bate papo com o público sobre a trajetória de seu pai. Filha do homem que ficou conhecido como Cavaleiro da Esperança e de Olga Benário, a autora explica porque a obra se diferencia das demais biografias de Prestes já publicadas.

O livro é marcado pela diversidade de documentos originais aos quais a autora teve acesso ao longo de mais de 30 anos de pesquisa. Enriquecem o livro o acervo pessoal da historiadora e informações obtidas após uma vasta investigação em arquivos nacionais e estrangeiros. Neste trabalho de imersão na vida do "Velho" – como Prestes era conhecido entre os camaradas -, constam arquivos da antiga URSS e uma série de documentos referentes à atuação política do Cavaleiro da Esperança.

Anita nos apresenta ainda fotos e manuscritos de correspondência pessoal, algumas até então desconhecidas do público, que ilustram diferentes momentos da trajetória de seu pai. Todas essas referências qualificam a obra como a mais completa radiografia política do Cavaleiro da Esperança. Com 19 capítulos e mais de 500 páginas, o livro é leitura fundamental para quem deseja entender o legado revolucionário de Luiz Carlos Prestes para o Brasil.

O evento, com entrada franca, tem o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (Sindserv). Exemplares do livro poderão ser adquiridos no local.

 

COMPAREÇA!

 

LUIZ CARLOS PRESTES

Prestes nasceu em Porto Alegre, em 3/1/1898 e viveu até 7/3/1990, falecendo no Rio de Janeiro. Foi secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e companheiro de Olga Benário, morta na Alemanha, numa câmara de gás, pelos nazistas. Sua participação no movimento tenentista – especialmente na Marcha, entre 1924 e 1927, da Coluna que levou seu nome – e no levante antifascista contra Getúlio Vargas, inscreveu o nome desse revolucionário singular na trajetória político-social do país. Preso e perseguido politicamente, após ser solto chegou a eleger-se senador pelo PCB, em 1945, mas novamente passou grande parte de sua vida na clandestinidade, em função dos regimes ditatoriais que se seguiram.

 

ANITA LEOCÁDIA PRESTES

Nasceu em 27 de novembro de 1936, na prisão de mulheres de Barnimstrasse, em Berlim, na Alemanha nazista. É filha dos revolucionários comunistas Luiz Carlos Prestes, brasileiro, e Olga Benario Prestes, alemã. Afastada da mãe aos quatorze meses de idade, antes de vir para o Brasil, em outubro de 1945, viveu exilada na França e no México, com a avó paterna, Leocadia Prestes, e a tia Lygia. Em 1964, graduou-se em Química Industrial pela Escola Nacional de Química da antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1966, obteve o título de mestre em Química Orgânica. Devido à atuação clandestina nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi perseguida pelo regime militar instalado no país a partir de 1964, levando a que, no início de 1973, se exilasse na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Julgada à revelia em julho de 1973, foi condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército brasileiro. Em dezembro de 1975, Anita Prestes recebeu o título de doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Em setembro de 1979, com base na primeira Lei de Anistia no Brasil, a Justiça brasileira extinguiu a sentença que a condenou à prisão. Em seguida, Anita voltou ao Brasil. Desde 1958, até o falecimento de Prestes, em 1990, atuou politicamente ao lado do pai, tornando-se sua assessora. Autora de vasta obra sobre a atuação política de Prestes e a história do comunismo no Brasil, é doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, além de presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.

 

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO LIVRO "LUIZ CARLOS PRESTES – UM COMUNISTA BRASILEIRO", de Anita Prestes.

DATA: 14/01/2016 – quinta-feira

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Sindicato dos Metalúrgicos de Santos (Av. Ana Costa, 55).

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.