CAMPANHA SALARIAL 2016: Poderíamos alcançar muito mais! Mas isso só com MAIS PARTICIPAÇÃO!

Estão de parabéns todos aqueles que se mobilizaram nessa Campanha Salarial. Foram nas assembleias, discutiram as propostas do governo com os colegas e participaram dos atos públicos. Porém, a mobilização foi muito abaixo do que poderia ter sido e isso reflete diretamente no resultado final da campanha.

Reflexão
Precisamos refletir sobre o nosso comportamento enquanto categoria que resultou em um reajuste apenas da inflação acumulada. Precisamos refletir o mal que nos faz esse pensamento imediatista que muito de nós possui de querer encerrar a Campanha Salarial rapidamente para ter o reajuste no mês de fevereiro.

Precisamos compreender que, mesmo que a luta se arraste, qualquer meio porcento a mais valerá pro resto de nossas carreiras. E até mesmo para, na maioria dos casos, nossas aposentadorias. Temos que ter a compreensão também que mesmo que o reajuste não aconteça em fevereiro, NÃO HÁ PERDA NENHUMA já que a Prefeitura é OBRIGADA a pagar o retroativo.

É certo que muitos de nós, devido às péssimas condições salarias impostas pela Prefeitura de Santos, contrai inúmeras dívidas e um dinheirinho a mais no bolso, o mais rápido possível, ajudaria muito. Mas do que vale um reajuste que apenas cobre a inflação? Em fevereiro do ano que vem estaremos entupidos de dívidas e contas novamente, já que o salário não teve aumento real e a inflação já comeu todo o reajuste desse ano.

Como avançar nas conquistas?
Muitos colegas abordam os diretores do sindicato durante as panfletagens para parabenizá-los pela luta que fazem em prol dos servidores, todavia não participam ativamente das mobilizações, ficam apenas assistindo, torcendo para que o sindicato sozinho consiga um bom reajuste.

Enquanto VOCÊ não se mobilizar, não teremos bom reajuste, simples assim!

Os diretores não são super-heróis ou mártires dos servidores. E o governo concede o reajuste exatamente na mesma proporção da mobilização dos trabalhadores. Por isso, OU NOS MOBILIZAMOS ou estaremos fadados a ter apenas a reposição da inflação todos os anos!

Resultado final
-11% de reajuste salarial;
-11,5% de reajuste no Auxílio-Alimentação (R$ 400,62);
-13,64% de reajuste na Cesta Básica (R$ 250);
-0,25% a mais da contribuição patronal para a Capep Saúde (4%).