Charge Laerte: Sindicato forte

CARTA AOS NOVOS SERVIDORES: Bem vindo, Servidor!

Esse é com certeza um momento especial em sua vida. Só você sabe o quanto ralou para chegar aqui, sendo aprovado por um concorrido Concurso Público que coroou toda a sua trajetória. Portanto, o seu ingresso é motivo de grande comemoração para você e sua família.

Porém, toda sua energia e vontade de prestar um bom serviço à população pode aos poucos se transformar em grande frustração. Isso porque, aos poucos vamos percebendo o quanto o funcionário público tem sido desvalorizado pela Prefeitura de Santos, independente do prefeito e do partido que está no governo.

Não queremos “cortar o teu barato”, mas precisamos te alertar desde já para que essa desilusão não se torne um motivo para desanimar a vontade de mudar as coisas como estão. Antes de qualquer coisa, você precisa saber que SIM, é possível melhorarmos nossas condições de trabalho, sermos melhor remunerados e, ao mesmo tempo, melhorarmos a qualidade dos serviços prestados à população. A história é prova disso, já tivemos inúmeras conquistas.

O tempo nos ensinou que, infelizmente, não há atalhos e nem super heróis. Não tem como “terceirizar” a luta para um vereador, algum político “amigo” e nem mesmo pro sindicato. Tão pouco somos reconhecidos pura e simplesmente por nosso merecimento, dedicação e eficiência. Só temos conquistas quando a categoria está unida, mobilizada e fazendo pressão!

Temos muitos exemplos, todavia talvez o mais importante e simbólico no momento seja o seu próprio ingresso na Prefeitura. Isso mesmo, apesar de todo o seu esforço e merecimento individual, foi o conjunto da categoria que mais uma vez teve que lutar para que o governo reconhecesse a imensa falta de funcionários e abrisse novo Concurso Público. Depois, mais pressão para sair a nomeação dos concursados.

Em resumo, é bom que saiba desde já que você não está sozinho nessa jornada. Os desafios e angustias que viverá são comuns ao conjunto da categoria e, por isso, devem ser enfrentados coletivamente. E é exatamente por isso que os trabalhadores criaram há mais de duas décadas atrás o SINDSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos): Para ser um instrumento de organização das lutas coletivas dos servidores por melhores salários, condições de trabalho e a merecida valorização da nossa atividade profissional.

Estágio probatório e estabilidade
Ao ingressar na Prefeitura, o servidor cumprirá três anos de Estágio Probatório. Essa etapa nada mais é do que um período no qual o funcionário público será avaliado sobre determinados aspectos do trabalho. Essa avaliação nada tem a ver com o seu direito constitucional à livre organização dos trabalhadores, incluindo sua sindicalização, participação em reuniões, assembleias, mobilizações e, até mesmo, uma possível greve.

SINDICALIZE-SE
Para manter o sindicato forte, é preciso que os trabalhadores se filiem. Um sindicato sem sócios não serve para nada, o governo não o respeita, pois o mesmo não representa de fato os trabalhadores. Individualmente, também não temos poder nenhum para “negociar” com o governo melhores salários e condições de trabalho. O sindicato é dos trabalhadores e você é responsável por ele. O primeiro passo para assumir essa responsabilidade é se filiando.

NÃO FIQUE SÓ! FIQUE SÓCIO!
É fácil e rápido, basta preencher o formulário aqui, ou ligar para 3228-7400, ou ir até a nossa sede (Av. Campos Sales, 106 – Vila Nova).