A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho e de todos os aspectos que afetam a sua saúde e segurança. Por isso, deve contar com a participação de pessoas realmente comprometidas a lutar pela melhoria das condições do ambiente do trabalho.

Para os trabalhadores da Educação, que é um dos setores que mais afsta trabalhadores doentes em razão das péssimas condições de trabalho, o prazo para participar já começou.

As inscrições poderão ser realizadas até dia 23 de outubro e valem para os servidores estatutários lotados nas Unidades abrangendo os seguintes departamentos, coordenadorias e seções vinculadasà Seduc.

Os interessados devem se inscrever na Coordenadoria de Engenharia de Segurança do Trabalho (COSEG), à Rua José Ricardo, 40, 1º andar, na sede da SEDUC, à Rua Frei Gaspar, 25 e no Centro Municipal de Formação Educacional – Casa do Educador “Darcy Ribeiro” (CEMFOR), Rua Assis Corrêa, 20, no horário administrativo, mediante assinatura de formulário e recebimento do comprovante de inscrição.

Mais informações por meio do telefone 3219-6338.

Saiba mais:
A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho. A CIPA não é uma invenção brasileira. Este instrumento de prevenção surgiu a partir de uma sugestão de trabalhadores de diversos países reunidos na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles recomendaram a criação dos Comitês de Seguridade para grupos de 20 trabalhadores. Nos mais de 150 países atualmente filiados à OIT existem órgãos com diferentes nomes mas com uma só função: preservar a integridade do trabalhador.

COMPOSIÇÃO DA CIPA SETORIAL EDUCAÇÃO
05 Titulares e 04 Suplentes indicados pela Administração
05 Titulares e 04 Suplentes eleitos pelos empregados.

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