Músicos da Orquestra em ensaio com a camisa contra a terceirização

Conquista da luta: homologado o Concurso Público da Orquestra

No dia 28/11/2022 finalmente foi homologado o relatório final do Concurso Público para o preenchimento das vagas de Arquivista Musical e Músico Instrumentista.

Agora faltam as nomeações para que se preencha todas as vagas em aberto nesses dois cargos.

A luta para chegarmos até aqui foi árdua, mas se provou necessária. Se não fosse a mobilização direta dos músicos a gestão da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) já estaria com alguma OSC (Organização da Sociedade Civil) forasteira.

O Concurso Público que selecionou os músicos para criar a Orquestra foi realizado em 1996. Desde lá não fizeram mais Concurso para repor os músicos que se aposentavam ou saiam da cidade.

Uma nítida tentativa de sufocar o grupo para depois justificar a terceirização. Dos 41 cargos de músico, só 9 estavam preenchidos. Para funcionar, o governo pagava para os outros músicos através de RPA (o famoso chequinho).

Em novembro de 2017 os músicos foram informados que a gestão da Orquestra iria ser terceirizada para uma OSC.

Os servidores se mobilizaram para barrar a tentativa: criaram o movimento “OSMS Viva”, envolveram os músicos não concursados, fizeram camisetas, panfletagens antes e depois dos concertos, passaram abaixo-assinado e fizeram apresentações independentes denunciando o que estava acontecendo para a população.

Com uma empresa privada (disfarçada de OSC) na gestão, o patrimônio cultural da cidade correria um sério risco acabar fechando, como aconteceu em inúmeras cidades que terceirizaram suas orquestras (veja aqui).

A batalha foi grande, mas valeu a pena! O governo teve que ceder à pressão dos trabalhadores, abriu Concurso Público em 2020 e agora fez a homologação.

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!