DADOS PRELIMINARES APONTAM GRANDE APOIO À UNIFICAÇÃO DOS SINDICATOS

Resultado preliminar da consulta realizada pelo SINDSERV aponta que 92,15% dos servidores municipais de Santos querem a unificação dos dois sindicatos que hoje representam a categoria. Desde o dia 26 de agosto até a última quinta-feira (05/9), 255 locais de trabalho foram consultados, com 3.401 votantes. Deste total, 3.334 (92,15%) trabalhadores votaram SIM à proposta de unificação do SINDSERV com o Sindest. Optaram pelo NÃO 241 pessoas (7,09%). Votaram em Branco 15 servidores (0,44%) e 6 anularam o voto (0,18%).

A consulta, realizada por iniciativa do SINDSERV, continua em andamento para que o maior número possível de servidores expressem seu desejo. Embora os dados sejam preliminares, eles já são suficientes para demonstrar com muita clareza os anseios da categoria.

Esse clamor em torno de um único sindicato forte e que lute pela manutenção de direitos e por novas conquistas é histórico. Queremos que essa consulta seja o primeiro passo para realizarmos o que há anos os servidores esperam.

É importante destacar a maciça participação dos trabalhadores, que fizeram questão de se posicionar na consulta. Por todos os locais que passamos a aprovação pela consulta e pela iniciativa em torno da unificação tem sido muito positiva.

POR QUE A CONSULTA SOBRE A UNIFICAÇÃO?

• Porque grande parte da categoria reclama da existência de dois sindicatos e porque somente a própria categoria pode decidir os rumos da sua representação sindical.

• Santos é a única cidade do Brasil que tem dois sindicatos que formalmente representam seus trabalhadores.

• O sindicato é o principal instrumento de organização e de defesa de uma categoria. Reajustes salariais, fiscalização da CAPEP e IPREV, discussão de planos de carreira, defesa contra assédio moral, combate à retirada de direitos, denúncia das terceirizações, defesa contra inquéritos, enfim, por dezenas de motivos, essa instituição é muito importante para o conjunto da categoria.

• Unificar uma categoria para as lutas já não é fácil, e fica mais difícil quando existem sindicatos dividindo a base, ou um sindicato que se venda, tornando-se um braço do patrão para desmobilizar a categoria.

NA CAMPANHA ELEITORAL EM FEVEREIRO ÚLTIMO, A ATUAL DIRETORIA SE COMPROMETEU A DAR OS SEGUINTES PASSOS EM DIREÇÃO À UNIFICAÇÃO:

1. Consultar a todos os servidores, sócios e não sócios dos sindicatos, por voto secreto nos locais de trabalho, se o conjunto dos servidores quer ou não a unificação dos sindicatos.

2. Se o resultado da votação apontar para a unificação, a diretoria do SINDSERV registrará documento em cartório, pondo os cargos sindicais à disposição para a realização de eleição da diretoria do sindicato unificado.

3. Cobrar da diretoria do SINDEST a efetivação da unificação, com abertura de inscrição de chapas e eleição de uma direção sindical unificada.

COMO ESTÁ SENDO A VOTAÇÃO:

Cada servidor vota em seu local de trabalho. Os aposentados e servidores da ativa que estiverem em férias, afastamentos e licenças (prêmio, médica, sem vencimentos) votaM na sede do SINDSERV. Os votantes poderão acompanhar, no mesmo local em que votaram, a apuração do seu setor. A apuração geral, que computará os votos de todos os locais de trabalho, também será aberta e em local a ser divulgado para a categoria. Para que haja lisura, a consulta será feita por voto secreto.

Participe !!!

Vote na sua unidade de trabalho.