Devolução do Imposto Sindical

No mês de MARÇO, a Prefeitura desconta no holerite o IMPOSTO SINDICAL, valor correspondente a um dia de trabalho. Deste valor, 60% é repassado ao Sindicato e 40% é retido pelo Governo Federal para repasse às centrais sindicais, federações, confederações e Ministério do Trabalho.
 
O SINDSERV fará a DEVOLUÇÃO dos 60% somente para os servidores associados que foram descontados sob o código 367 (no holerite). O procedimento para o servidor receber o dinheiro ainda será definido pelo sindicato. Os trabalhadores devem aguardar a correspondência do SINDSERV com todas as orientações.

Lembramos que, embora o desconto seja feito sempre no mês de março, o montante encaminhado pela Caixa Econômica ao sindicato é depositado para a entidade somente em maio.

O que é o imposto sindical
O imposto que é descontado de todos os trabalhadores do Brasil corresponde a um dia de trabalho. Criado pelo ex-presidente Getúlio vargas, com o objetivo de atrelar o movimento sindical das categorias aos governos, esse desconto sempre serviu apenas para que sindicatos, centrais e federações pouco representativos e sem trajetória de luta, mantivessem suas portas abertas às custas de montanhas de dinheiro garfado dos trabalhadores. Entendemos que os sindicatos devem se manter e se fortalecer pela capacidade de mobilização e por meio da contribuição voluntária de seus associados.

Porque devolvemos o Imposto Sindical?
A devolução do Imposto Sindical é uma decisão política da atual diretoria do SINDSERV. Compartilhamos da ideia, defendida nacionalmente por centenas de outros sindicatos, que esse imposto tem que acabar porque sua existência favorece, quase que exclusivamente, a sindicatos e federações pelegas e corruptas, chamadas entidades de cartório, que não sindicalizam e não organizam as lutas dos trabalhadores.

Veja como foi a devolução no ano passado:

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.