Charge: Promoção em conta gotas

Finalmente foi publicado o Concurso de Promoção dos professores!

Após muita luta dos Professores Adjuntos junto ao SINDSERV (dezenas de idas ao governo, vários ofícios reivindicando a promoção etc), finalmente saiu o Concurso de Promoção dos Professores Adjuntos. Foi publicado hoje (14/05) no Diário Oficial o Edital do Concurso Interno.

O mais “engraçado” é a pressa, já que o governo precisa promover em tempo recorde os Professores Adjuntos I para Professores de Educação Básica I por conta do concurso para ingresso de Professores Adjuntos I (concurso /2016). Motivo: Não ter mais cargos criados para ingresso e nomeação dos PADs I, e o concurso de 2016 ser válido até 03 de junho agora.

Diante desse quadro, verificamos que quando o governo de Paulo Alexandre quer, tudo se agiliza.

Outra “piada” é a oferta irrisória de cargos de PEBS II. Mais uma vez, falta vontade política para disponibilizar mais vagas, tendo em vista a enorme vacância de cargos do magistério (o que compromete diretamente as condições de trabalho dos profissionais e a qualidade do ensino ofertado). O número de vagas ofertadas está muito abaixo da real necessidade das UMEs.

Existem professores esperando há mais de 10 anos para a progressão. Eles estão literalmente “congelados” na carreira, cumprindo na prática as 200 horas, mas com os benefícios de carreira incidindo somente sobre as 105 horas. Mais um ponto na escala de maldades desse governo contra os professores.

Precisamos nos organizar para garantir primeiro a inscrição de todas (os) e em segundo, reivindicar todas as vagas, inclusive as das salas provisórias. A ampliação das vagas para promoção, que podem e devem ser ofertadas pelo governo, só acontecerá por pressão dos servidores sobre o governo.

Não há ilegalidade em promover sem sede fixa, portanto é uma questão de vontade política. Só com muita organização e mobilização poderemos mudar esse quadro de oferta de vagas.

A publicação saiu hoje e as inscrições serão do dia 15 a 17 de maio (quinta-feira). Os pré-requisitos, documentos necessários, cargos disponíveis e outras informações podem ser visualizados aqui. Mesmo as pessoas em Licenças Maternidade, Médicas e outras, poderão se inscrever, sabendo que na data da promoção deverão estar em exercício da função.

SÓ A ORGANIZAÇÃO COLETIVA E A LUTA MUDAM A VIDA!
NENHUM DIREITO A MENOS, AVANÇAR RUMO A NOVAS CONQUISTAS!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.