GRATIFICAÇÃO POR PLANTÕES: VITÓRIA DA CATEGORIA

O adicional de plantões para profissionais da saúde vai ser estendido para servidores dos Naps, Programas de Internação Domiciliar (PID), Lar Abrigo, Casa de Apoio e Solidariedade ao Paciente de Aids, Central de Vagas, e demais unidades que não seriam incluídas na proposta original da Secretaria Municipal de Saúde.

Fruto de pressão do Sindserv, foi publicada no último sábado no D.O.  uma ordem de serviço, que prevê a inclusão não só de médicos mas de todos os profissionais que atuam em unidades com regime de plantão como enfermeiros, cozinheiros, técnico de laboratório, ajudante geral, almoxarife e agente administrativo.

Essa é uma vitória que deve ser amplamente comemorada, pois no início a intenção da Prefeitura era beneficiar apenas os médicos.

Além de questionar a discriminação contra muitos profissionais fundamentais para manter as estruturas das unidades plantonistas em funcionamento, o Sindserv também havia criticado a falta de critérios transparentes para definição de quais profissionais seriam considerados plantonistas e receberiam a gratificação. Na época o que a Prefeitura dizia era que a prerrogativa de definir quem seria escalado e em quais locais serão feitos os plantões era somente do secretário de Saúde, algo que poderia ser usado como instrumento de punição dos ‘maus’ funcionários ou premiação dos ‘bons’.

O Sindserv então defendeu que fosse feita uma emenda na proposta, que garantisse que todos os profissionais que hoje atuam como plantonistas tivessem, automaticamente, acesso ao adicional. Houve diversas mobilizações pela modificação da proposta. Em uma delas o prefeito teve de receber dezenas de servidores que exigiam explicações.

A emenda reivindicada não foi feita, mas a ordem de serviço publicada no último sábado acabou cumprindo esse papel. Nela estão todos os trabalhadores que atuam em esquema de plantão das várias unidades que fazem esse tipo de atendimento.

MAIS UMA VITÓRIA DA MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES, QUE SOUBERAM REIVINDICAR SEUS DIREITOS E MOSTRAR FORÇA PARA LUTAR

Para ter acesso à íntegra da ordem de serviço, clique no link abaixo e pesquise na página 12.