Fotos de servidores junto com petroleiros em lutas no passado

Mais um aumento no combustível. O que os servidores têm a ver com isso?

Não aguentamos mais tanto aumento na gasolina, diesel e gás! Até quem não tem carro é afetado, já que todas as mercadorias são transportadas por automóveis. Só neste ano, o combustível já aumentou em média 28,93% nas bombas de abastecimento.

Quem é o culpado?

Cada um elege um culpado, ouvimos por aí que a culpa é do PT, do ICMS, da oposição, da guerra na Ucrânia, da crise global, do covid-19, do “fica em casa” blá blá blá.

Mas o verdadeiro culpado é o PPI (Preço de Paridade de Importação)! Política que vincula os combustíveis feitos aqui aos preços internacionais. Ou seja, estamos pagando um valor de importação para um produto produzido no Brasil. Essa política começou em 2016 com o governo Temer e só deu prejuízo para a população.

Bolsonaro sabe disso, mas fica criando confusão para tirar o foco da verdadeira causa do problema. Se quisesse resolver de fato, mandaria acabar com essa farra do PPI. É ele quem escolhe o presidente da Petrobras e ele também escolhe 6 diretores de um total de 11 do Conselho de Administração. Mas só fica nesse troca-troca de presidente, sem mexer no que de fato resolveria: o PPI.

Petrobras só dá prejuízo, privatiza que melhora! Será???

Prejuízo para quem? Para os acionistas está dando um baita lucro. Das grandes petroleiras de todo o mundo, a Petrobras foi a que mais lucrou neste 1º trimestre: US$ 8,6 bilhões. Se privatizar, a mamata dos acionistas será completa. E não teremos mais nem o que reclamar, pois será tudo privado, tudo deles, nada nosso! Eles colocarão o preço que quiserem na gasolina e acabou, problema nosso.

Privatizaram a Refinaria RLAM na Bahia. Adivinha qual é o Estado onde o combustível está mais caro em todo o Brasil? Sim, Bahia.

E quando privatizaram a BR Distribuidora, abaixaram os preços? E quando privatizaram a Liquigás, abaixaram o preço do botijão? Muito pelo contrário.

A verdade é que a atual gestão da Petrobras não quer nem saber o que se passa com as famílias brasileiras. Eles obedecem caninamente aos acionistas que só querem saber de uma coisa: LUCRO!

Se privatizar, o objetivo deles não mudará, muito pelo contrário: estarão livres de qualquer controle social para lucrar ainda mais.

Sucateiam para privatizar, igual o PSDB fez e continua fazendo em Santos

Além dos sucessivos aumentos, estão sucateando a Petrobras de propósito para apresentarem a solução mágica da privatização. Nós, servidores de Santos, conhecemos bem esse roteiro. Foi assim com o Pronto-Socorro Central, Pronto-Socorro da ZN, Educação Especial, Cozinhas etc. Criaram as dificuldades para que os servidores não conseguissem entregar um atendimento de qualidade à população para depois justificar a terceirização.

A luta dos petroleiros é a nossa luta

Não é a primeira vez que os servidores se somam à luta dos trabalhadores da Petrobras. Estamos lado a lado contra os ataques do governo Bolsonaro que tenta entregar tudo que é público para as empresas privadas. E também contra o PPI, para que nossos salários não sejam ainda mais corroídos pela inflação que sobe cada vez que o combustível sobe.

SERVIDORES CONTRA O PPI
E A PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS!