Imagem: Gráfico de novas internações por dia em Santos (https://www.seade.gov.br/coronavirus/) mostra que as primeiras semanas de aula presencial (iniciadas dia 01/02) contribuiram decisivamente para maior pico de toda a pandemia.

Morre segundo professor de Santos por COVID-19 após aulas presenciais

Mais um professor faleceu por conta do IRRESPONSÁVEL retorno das aulas presenciais no começo desse ano. Edson Martins Gomes, professor na UME Judoca Ricardo Sampaio morreu dia 31/03.

O IRRESPONSÁVEL retorno das aulas presenciais em Santos é parte da política negacionista dos governos municipais, estaduais e federal. Política essa que contribuiu decisivamente para o maior pico de contágios e mortes em toda a pandemia (veja o gráfico).

Contaminou dezenas de pessoas integrantes da Comunidade Escolar e espalhou COVID-19 pelos transportes públicos lotados. Houve também mais mortes no rastro da política de retorno às aulas presenciais aqui na SEDUC Santos: o cozinheiro Wagner Rodrigues (UME Bandeira Brasil) e a professora Andrea Alves (UME Claudia Helena dos Santos Oliveira Correa e UME Waldery de Almeida).

Nas cidades da região e em todo o Estado de SP, foram dezenas de professores e funcionários de escolas, particulares e públicas, assassinados pela política do governo Doria de abrir as escolas para aulas presenciais, e da vontade dos prefeitos de plantão em seguir essa política genocida.

O anúncio de vacinação para os professores a partir de 47 anos mostra que o governador quer a todo custo reabrir as escolas. Isso não contempla boa parte dos professores e nem garante segurança para a comunidade escolar (demais funcionários, alunos e familiares dos alunos). Além disso, vai atrasar ainda mais a vacinação para trabalhadores que realmente não puderam parar (limpeza, assistência social, supermercados, saneamento, transporte…).

Nós, do SINDSERV Santos, lamentamos profundamente mais essa morte, de todos os demais servidores de Santos e de todos os trabalhadores de outras categorias que perderam suas vidas. Que nosso luto não nos abata e se transforme em luta.

Cristina Barletta, Rogério Santos, Adriano Catapreta, Doria e Bolsonaro: VOCÊS TÊM SANGUE NAS MÃOS!

MANUTENÇÃO TOTAL DAS AULAS REMOTAS ATÉ A IMUNIZAÇÃO VACINAL!