Bolsonaro nunca mais! Ato em todo o Brasil. 04/12. Santos/São Vicente, Divisa (praia) 15h30

Desde 2018, enfrentamos o pior e mais nefasto governo deste país desde a redemocratização. É por atuação do governo Bolsonaro que a crise econômica se agravou, levando mais de 15 milhões de trabalhadores e trabalhadoras ao desemprego, além da destruição de políticas de combate à pobreza, o que aprofundou o quadro de morte por fome entre as famílias.

A paralisação dos programas voltados para os povos do campo, das florestas e das águas, é mais uma demonstração de sua parceria com o agronegócio, que agrava ainda mais o cenário da insegurança alimentar, destruição da natureza e entrega da nossa soberania.

Sob uma política consciente de Bolsonaro para disseminar indiscriminadamente o coronavírus, mais de 604 mil brasileiros e brasileiras perderam suas vidas.

Fomos nós, as mulheres, que mais perdemos emprego para cuidar das crianças, dos idosos e de quem adoecia. Fomos as primeiras a morrer.

Quando morre uma mulher, que não teve o direito de se isolar para não perder o emprego, morremos todas nós.

Para piorar ainda mais, a violência contra as mulheres e meninas vem se ampliando a cada dia, pois o discurso de ódio de Bolsonaro se espalha e nos faz como alvo preferencial dos fascistas.

Uma mulher é assassinada a cada duas horas em nosso país, sendo 66% destas mulheres negras. Não somos números, somos vidas!

Por tudo isso, é hora de ocuparmos as ruas e darmos um basta ao avanço do fascismo em nosso país, que destrói nossos valores culturais e nos deixa em situação de vulnerabilidade política e social.

Aqui na Baixada Santista, sofremos com o desemprego, a carestia, a fome, fechamento de núcleos de apoio à cultura, como é o caso do da secretaria de cultura de São Vicente, além de problemas graves relativos ao meio ambiente, tais como a Cava Subaquática, a implantação do terminal para atracamento de navios-bomba no Porto de Santos, a Transposição do Rio Itapanhaú, o projeto de construção do incinerador de lixo, cuja liberação de gases tóxicos causa aumento de incidência de câncer entre pessoas que moram nas proximidades da usina, bem como um aumento da poluição por metais tóxicos.

Outra questão preocupante diz respeito à precariedade de moradia na região, devido ao empobrecimento, de um número crescente de palafitas com esgoto a céu aberto e a total falta de monitoramento das chuvas nos Morros de Santos, aumentando drasticamente o perigo de deslizamentos severos.

Por tudo isso, convidamos você a se unir ao Ato Bolsonaro Nunca Mais, dia 4/12, na Orla da Praia, na Divisa entre Santos e São Vicente, a partir das 15h30.

O ato também marcará o encerramento dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres trabalhadoras, ocupando as ruas politicamente e fazendo valer nossa voz de mulheres trabalhadoras!

Bolsonaro nunca mais!!

Atenção:
continuamos em pandemia e mantendo os cuidados sanitários, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

#vivaosus
#vacinaparatodos
#temgentecomfome
#mulheresantirracistas
#mulheresantifascistas

Por Movimento Basta de Violência Contra a Mulher