PREFEITO, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E COMANDO DA GM PRETENDEM ALTERAR O R.D. E O PLANO DE CARREIRA

Isso será melhor ou pior para os Guardas Municipais?
Depende dos próprios Guardas!

O trabalho de uma diretoria sindical decente não é conseguir vitórias pelos associados ou pela categoria. Somente a categoria, por ação ou omissão, pode ou não ter conquistas. A tarefa da diretoria do sindicato é, sem manipulação ou “acertos” com o patrão, criar formas de a categoria debater suas questões e tomar decisões.

Nesse exato momento o Prefeito quer alterar dois instrumentos que afetam a vida funcional de todos os Guardas Municipais: o RD e o Plano de Carreira da Guarda. É hora do conjunto da Guarda se posicionar. Se não o fizerem correm o risco de terem piorados seu dia-a-dia e o futuro.

No sentido de organizar a participação de todos os Guardas para essa empreitada, a Diretoria do SINDSERV propõe que os Guardas escolham representantes, como já fizeram para o Plano de Carreira na gestão anterior, para constituir um Grupo de Trabalho – GT, com objetivo de avaliar, propor e negociar mudanças nas duas questões que a Administração quer alterar.

Em meados de maio o SINDSERV fez reunião com o Secretário de Segurança e expôs a metodologia deste processo que será implementado junto aos Guardas Municipais.

Como será o processo de escolha dos representantes?

1 – Os Guardas da ativa que queiram ser representantes dos GM devem se inscrever pessoalmente no SINDSERV (Av. Campos Sales, 106 – Vila Nova), ou por e-mail, para compor o GT, que, juntamente com os demais Guardas e com o SINDSERV, organizar as propostas da GM para negociação com o governo.

2 – Encerradas as inscrições, o SINDSERV divulgará nas coordenadorias os nomes dos candidatos inscritos por segmento – GMs 1, 2, 3 e 4;

3 – Após a divulgação da lista de candidatos será feita a votação nas Coordenadorias (por voto secreto) aberta a todos os Guardas de cada Coordenadoria. Cada GM votará em representantes do seu segmento, até o número máximo de candidatos que o segmento tem direito dentro da seguinte proporção:
Guarda I – total 114 GM – 5 representantes
Guarda II – total 159 GM – 6 representantes
Guarda III – total 59 GM – 3 representantes
Guarda IV – total 15 GM – 1 representante
Exemplo de como votar: Um Guarda II poderá marcar na cédula de votação os nomes de 1 a 6 candidatos para representar seu segmento de GMs II.

4 – O GT eleito reunir-se-á com os demais Guardas e com o Sindicato para formular as propostas.

5 – Após organizado o conjunto de propostas, o GT convocará assembleia de toda a GM/Santos, para aprovação das propostas que serão apresentadas ao Secretário de Segurança e Comandante da GM/Santos.

Como fazer as inscrições para ser representante?
O GM pode se inscrever pessoalmente, na sede do SINDSERV (Av. Campos Sales, 106), ou pelo email [email protected]. Na inscrição (pessoalmente ou e-mail) deve informar o seguinte: Escrever PARA REPRESENTANTE DA GUARDA; nome completo; registro funcional; cargo (GM 1, 2, 3 e 4); telefone para contato; nome e endereço e telefone do posto onde trabalha atualmente.

Quais as datas do calendário eleitoral?
Inscrições dos candidatos: 5/06 à 13/06, das 8hs a 18hs. OBS: dia 12/06, em função da COPA a sede funcionará até as 15h.
Divulgação da lista de inscritos: 16, 17 e 18/06.
Eleição nas Coordenadorias: 23, 24 e 25/06.

Observações importantes:
a – As urnas serão instaladas na entrada das inspetorias e o processo eleitoral poderá ser fiscalizado por todos os interessados.
b – Para que não haja dúvidas sobre o resultado da votação, após o encerramento do período de votação a apuração dos votos será feita no próprio local.