Cartaz do debate

Reforma da previdência é tema de debate em Santos nesta quinta (11)

Atividade, que acontece às 19 horas na sede do Sindipetro, terá a participação do advogado e mestre em direito previdenciário, Sergio Pardal Freudenthal

Fonte de debates acalorados no Congresso Nacional e de intensa articulação política nos corredores do poder em Brasília, a reforma da previdência e seus impactos para os trabalhadores será tema de debate em Santos, na próxima quinta-feira (11), às 19 horas.

A organização da atividade, que acontece na sede do Sindipetro, é do recém-criado Fórum em Defesa das Aposentadorias. A partir da pergunta “Nova Previdência ou fim das Aposentadorias?”, o advogado e mestre em direito previdenciário Sérgio Pardal Freudenthal ministrará palestra sobre os principais pontos da reforma.

Formado por trabalhadores, estudantes e organizações da sociedade civil contrárias à proposta do presidente Jair Bolsonaro, o fórum tem denunciado à população o que considera um duro ataque às aposentadorias.

No dia 22 de março, quando nacionalmente sindicatos e movimentos sociais realizaram protestos contra a proposta de reforma, o Fórum organizou ato em Santos, na Estação da Cidadania, envolvendo aproximadamente 300 pessoas. Além disso, palestras estão sendo realizadas em associações de bairro e igrejas da região.

As principais críticas, expostas em informativo já distribuído a 30 mil pessoas da Baixada Santista, são direcionadas contra a proposta de capitalização às novas gerações, à redução no valor concedido aos idosos em situação de miséria e ao que chamam de desconstitucionalização da previdência social.

“Se for aprovada, a reforma vai permitir que mudanças sejam feitas fora da Constituição. É um duro golpe, pois novas alterações poderão ser aprovadas com muito mais rapidez e, pior, menos votos. Por ser um direito consagrado na Constituição, qualquer mudança precisa da aprovação de três quintos do Congresso e do Senado. A manobra é a seguinte: se não der para aprovar o pacote de maldades completo agora, ok. Em 2020, o caminho estará livre para ataques ainda mais duros”, opina Pardal.

Rosana Valle (PSB) e Junior Bozella (PSL), deputados federais eleitos pela região em 2018, foram convidados para expor o que pensam do projeto encabeçado pelo ministro da economia, Paulo Guedes. Porém, os parlamentares ainda não confirmaram presença.

O Sindipetro, local do evento, fica na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, Santos. A entrada é gratuita.

Evento no facebook:

Por Fórum em Defesa das Aposentadorias