Vitor Paro põe em xeque conceito de Educação da sociedade

Dando sequencia ao 1º Congresso dos Trabalhadores da Educação de Santos, mais uma palestra preparatória foi realizada no dia de ontem (01/10). Vitor Henrique Paro refletiu sobre o conceito de Educação em contradição com o que pensa o senso comum sobre o assunto.

Segundo Paro, para a maioria a Educação é apenas passar conhecimento de um para outro. "Isso não funciona, nunca funcionou. Educação dessa jeito só serve para formar mão de obra pro capital explorar. Interessa apenas aos poderosos para que continuem explorando".

O professor da USP, elucidou que o "educador tem que produzir sujeitos", ou seja, humanos capazes para serem protagonistas da própria história. E a escola tem que propiciar condições para que o educando queira aprender, seja sujeito: "Eu, sujeito histórico autônomo, me aproprio do conhecimento humano, da cultura, através da ação pedagógica de outro ser humano, não é apenas um passar de conhecimento".

Última palestra preparatória na quarta
Falta apenas um encontro do Ciclo de Palestras preparatórias para os debates do 1º Congresso dos Trabalhadores da Educação de Santos. A última palestra, aberta ao público, será com os educadores Mauro Iasi e Rafael Furtado, no dia 07/10, às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55, Vila Mathias), com o tema: "O educador tem condições para educar? Como estão os direitos dos educadores?".

Após as palestras preparatórias serão realizados Encontros Setoriais com profissionais da educação do município de Santos, que discutirão suas questões e apontarão propostas para a Plenária Final. Todos os encontros serão às 19h no Colégio Afonso Pena (R. Liberdade, 630, Aparecida – esquina com Av. Afonso Pena, me frente ao PS Macuco), confira os dias:
-14/10: Equipe Técnica;
-15/10: Funcionários;
-21/10: Professores.

A Plenária Final ocorrerá no dia 04/11, às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55, Vila Mathias) e será um espaço onde os profissionais que se credenciaram e participaram dos Encontros Setoriais dos educadores formularão as resoluções desse 1º Congresso.

Fique atento e acompanhe mais informações do CONGRESSO aqui: facebook.com/congressodaeducacaosantos

Mauro Luis Iasi é professor adjunto da ESS da UFRJ. Graduado em História, mestre e Doutor em Sociologia. Educador popular do NEP 13 de Maio. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia Política e Sociologia do Trabalho. Concentra sua atenção atualmente nos seguintes temas: ideologia, consciência de classe, classes sociais, processos políticos, partidos, educação popular e teoria do Estado. Presidente da ADUFRJ.

Rafael Furtado é graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003), é professor do Instituto Vicentino São José e Professor Docência II da Prefeitura Municipal de Curitiba. Atualmente está diretor de base do SISMMAC (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba).