CÂMARA VOTA PROJETOS NO VAREJO E NÃO FORMULA POLÍTICAS PÚBLICAS

ZequinhaUma câmara que não formula políticas públicas, que não está preocupada ou atenta às questões profundas que dizem respeito à vida da população. Na pauta desta segunda (20) da Câmara de Santos não há projetos sobre saúde, educação ou habitação. Uma rápida observada na Ordem do Dia mostra o legislativo como uma máquina burocrática a serviço do poder político e econômico instituído, e bem distante de um órgão que expresse as aspirações populares, indutora de políticas e transformações sociais.

Em total harmonia com um Executivo neoliberal instalado no Paço Municipal, a Câmara age como um eco subserviente, atuando no varejo. De doze projetos na pauta do dia, dois deles destacam-se por insistirem na criação de homenagens. De uma tacada, José Teixeira Filho (PSD) propõe a criação Dia do Administrador e a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas ao auditor fiscal da Receita Federal, Cleiton Alves dos Santos João Simões.

Tendo sua base no setor portuário, Teixeirinha, como é chamado o vereador, faz a média com o adjacente segmento do comércio exterior e com técnicos e fiscais da Receita e da alfândega. A homenagens a profissionais de destaque é uma velha estratégia para conseguir projeção dentro de segmentos específicos, com claros fins eleitorais. Para não gerar reações e questionamentos sobre as honrarias, visto que são bastante criticadas por eleitores, ambos os projetos estão pautados em regime de urgência (Artigo 24). O que há de urgência nestes assuntos deve ser respondido pelo vereador.