Fotos de atividades da Campanha Salarial 2023

HOUVE MOBILIZAÇÃO NESSA CAMPANHA SALARIAL de 2023?

Balanço da Campanha Salarial (parte 4 de 5)

Houve sim, mas de um setor muito pequeno da categoria. Quando o prefeito fez a primeira proposta de 9%, alguns servidores já começaram a sinalizar para a diretoria do SINDSERV que aquele índice estava bom e portanto devíamos encerrar a campanha salarial. Outra parte olhava a arrecadação milionária prevista para 2023 e queria ir além dos 9%. O fato é que os temores eleitorais vividos pelos tucanos, somados à pressão de um grupo minoritário da categoria, nos fez chegar aos 11%, repondo parte das perdas que amargamos recentemente.

Não avançamos mais porque Rogério Santos percebeu o esvaziamento da mobilização e, ao mesmo tempo, recebeu aquela “ajudinha clássica” que é dada em todas as campanhas salariais desde sempre: o sindicato-amigo-do-patrão deu ao prefeito a justificativa perfeita (o aceite dos 11%) que foi ressaltada pelos vereadores para explicar os votos de sepultamento da campanha salarial na Câmara dos Vereadores. Disse um dos vereadores mais ou menos o seguinte: “É, um dos sindicatos já aprovou a proposta do prefeito!”.

Como repetimos todos os anos, em todas as lutas, os prefeitos e vereadores não temem a Polícia, o Ministério Público ou o Judiciário, eles só temem o desgaste político, a derrota eleitoral, a interrupção de suas carreiras partidárias. Esse medo só nos favorece quando temos muita gente mobilizada, fazendo muito barulho e mostrando para a cidade quem são e o que fazem os políticos de plantão. Dessa vez eles ficaram quase tranquilos.

Balanço da Campanha Salarial 2023:

– PARTE 1: Recuperamos parte das perdas, governo poderia quitar tudo;
– PARTE 2: Perdas históricas;
– PARTE 3: O terceiro governo tucano em Santos e o “milagre” dos 11%;
– PARTE 4: Houve mobilização nessa Campanha Salarial de 2023?;
– PARTE 5: O mito da divisão entre os sindicatos.