Montagem com o texto "Como conseguimos 11%?" e 3 fotos: uma da greve de 2013 com a praça Mauá cheia de servidores, outra também da greve de 2013 com o Flávio Saraiva apresentando as reivindicações da categoria ao Rogério Santos que estava representando o governo e uma terceira foto de uma passeata da greve de 2017

O TERCEIRO GOVERNO TUCANO EM SANTOS E O “MILAGRE” DOS 11%

Balanço da Campanha Salarial (parte 3 de 5)

No Brasil, desde o governo federal neoliberal entreguista/privatista de Fernando Henrique Cardoso, e especialmente no estado de SP, a tarefa dos governos tucanos (PSDB) tem sido atacar os servidores públicos e terceirizar/privatizar os serviços públicos.

Em Santos não é diferente. Os 8 anos de Paulo Alexandre Barbosa foram de terceirização de grandes unidades da saúde para empresas fantasiadas de Organizações Sociais, de ataque aos salários e de desmandos que quase faliram a Capep Saúde.

Então, por que o tucano Rogério Santos, sucessor de Paulo Alexandre, agora em 2023 ofereceu 11%, recompondo parte das perdas salariais recentes e ainda ampliou em 0,5% a cota patronal para a Capep?

Lembremos que Rogério Santos era o braço direito de Paulo Alexandre e portanto presenciou as duas fortes greves da categoria, aprendeu que não pode brincar com os servidores municipais. Esse patrimônio de mobilização construído pela categoria atravessa os anos e ainda causa preocupações aos políticos de plantão.

Rogério Santos participa ativamente das Campanhas Salariais como representante do governo desde 2013

Greve de 2013

Greve de 2017

Mas há outro fator ainda mais importante que explica essa “benevolência” do tucano: o risco iminente de perderem a próxima eleição municipal para a bolsonarista deputada aqui da região. Nada mais ameaçador para os tucanos que o esfacelamento político eleitoral que sofrem no estado de SP. Há mais um canhão político apontado para eles na próxima eleição em Santos.

Balanço da Campanha Salarial 2023:

– PARTE 1: Recuperamos parte das perdas, governo poderia quitar tudo;
– PARTE 2: Perdas históricas;
PARTE 3: O terceiro governo tucano em Santos e o “milagre” dos 11%;
– PARTE 4: Houve mobilização nessa Campanha Salarial de 2023?;
– PARTE 5: O mito da divisão entre os sindicatos.